E foi lançado o Epiphany 3.38 com suporte para importação de senhas e favoritos e mais. Confira essas e outras novidades e veja como instalar esse navegador no Linux.
Epiphany, que atualmente é conhecido como Gnome Web, é um navegador gratuito que usa o mecanismo de renderização WebKit para o ambiente de área de trabalho Gnome, porque reutiliza os marcos e configurações do Gnome.
O WebKitGTK permite que o navegador use todos os recursos do WebKit por meio de uma interface de programa orientada ao Gnome baseada no GObject e pode ser usado para integrar ferramentas de processamento de conteúdo da web a qualquer aplicativo, desde o uso em analisadores HTML/CSS especializados, e até crie navegadores da web totalmente funcionais.
Dos projetos conhecidos que usam o WebKitGTK, você pode ver o Midori e o navegador padrão do GNOME (Epiphany).
Portanto, o tema da interface do usuário é o tema padrão do Gnome, configurações de rede com a configuração do Gnome NetworkManager, impressão com o sistema de impressão Gnome, configurações com as configurações padrão do aplicativo GSettings e Gnome.
O gerenciador de preferências interno da Web foi projetado para apresentar ao usuário apenas configurações básicas específicas do navegador.
Toda a configuração avançada é feita com as ferramentas do configurador GSettings, como o Gnome dconf padrão (linha de comando) e o editor dconf (gráfico).
Agora, recentemente foi anunciado o lançamento da nova versão do navegador do projeto Gnome, o Epiphany 3.38.
Novidades do Epiphany 3.38
Epiphany 3.38 vem com base no WebKitGTK 2.30 e vem com alguns novos recursos muito interessantes, como o bloqueio de rastreamento ativado por padrão, bem como a capacidade de importar favoritos e senhas do Chrome e algumas outras mudanças.
Como dito acima, o Epiphany 3.38 vem baseada no WebKitGTK 2.30 que é uma versão estável e várias das melhorias desta versão foram adicionadas ao navegador.
Um deles é o suporte ao mecanismo ITP (Intelligent Tracking Prevention) para neutralizar o rastreamento da movimentação do usuário entre os sites.
ITP bloqueia a instalação de cookies de terceiros e HSTS, trunca a transferência de informações no cabeçalho Referrer, limita os Cookies expostos via JavaScript a 7 dias e bloqueia truques comuns para contornar o bloqueio de rastreamento de movimento.
Como resultado, a proteção contra o rastreamento de movimentos do usuário entre sites é habilitada por padrão.
Outra melhoria recebida é o suporte para a propriedade CSS do filtro de fundo para aplicar efeitos gráficos à área atrás de um elemento.
Além disso, foi adicionada à configuração a capacidade de bloquear o armazenamento de dados por sites em armazenamentos locais, bem como o suporte para importar senhas e favoritos do navegador Google Chrome.
Adicionada capacidade de definir vídeo de reprodução automática em relação a sites individuais.
O uso de temas GTK para renderizar elementos de formulário da web foi descontinuado. API adicionada para desativar o uso de GTK para barras de rolagem.
Uma opção foi adicionada ao menu de contexto para extrair texto simples da área de transferência, mesmo se o texto formatado for colocado na área de transferência.
Das outras mudanças que se destacam:
- Gerenciador de senhas integrado redesenhado.
- Adicionados botões para ativar / desativar o som nas guias selecionadas.
- Diálogos retrabalhados com configurações e histórico de visitas.
- Por padrão, a reprodução automática de vídeo com som é proibida.
- Adicionado suporte para formatos de vídeo no elemento “img”.
- A reprodução automática de vídeo e som é desativada por padrão. API adicionada para definir regras para reprodução automática de vídeo.
- Adicionada uma API para silenciar uma visualização da web específica.
Para saber mais sobre essa versão do yy, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Epiphany 3.38
Para instalar a versão mais recente do Epiphany nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador GNOME Web no Linux via Flatpak
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak