Epic Games doou 25 mil dólares para a plataforma Lutris que é focada em rodar jogos do Windows no Linux

Surpreendendo a muitos a Epic Games doou 25 mil dólares para a plataforma Lutris que é focada em rodar jogos do Windows no Linux. Entenda!

Chamada anteriormente de Potomac Computer Systems e Epic MegaGames, a Epic Games, Inc é uma desenvolvedora norte-americana de jogos eletrônicos e softwares sediada em Cary, Carolina do Norte, fundada por Tim Sweeney em 1991.

Epic Games doou 25 mil dólares para a plataforma Lutris que é focada em rodar jogos do Windows no Linux
Epic Games doou 25 mil dólares para a plataforma Lutris que é focada em rodar jogos do Windows no Linux

Essa empresa é um dos grandes players do mercado de games e está por trás da Epic Games Store e do mecanismo de gráficos Unreal Engine.

Epic Games doou 25 mil dólares para a plataforma Lutris que é focada em rodar jogos do Windows no Linux

E a mais recente atitude dela pode até surpreender algumas pessoas: a Epic Games doou 25 mil dólares para a plataforma Lutris.

O detalhe que mais chama a atenção é que a Lutris é uma plataforma conhecida por ser focada em facilitar a execução de jogos do Windows, no Linux.

Como a Lutris explica em uma publicação feita em sua página no Patreon, os 25 mil dólares que recebeu vêm do jackpot da Epic MegaGrants, que a Epic Games emprega para apoiar desenvolvedores de jogos, profissionais de diferentes setores, educadores e até desenvolvedores de ferramentas que podem ser de interesse.

Seguindo a lógica, o Lutris seria enquadrado no último grupo, e isso significa que a Epic Games não fechou as portas de sua loja para o suporte ao Linux, embora no momento sua intenção seja fazê-lo através de uma camada de compatibilidade, simulando assim o caminho aberto pelo Steam Play.



No entanto, embora o gesto seja visto como uma contribuição positiva por parte dos responsáveis pela plataforma Lutris, algumas vozes se levantaram dizendo que o valor da Epic Games é bastante pequeno, diante do fato que eles pagaram muito mais pelas controvérsias exclusivas de sua loja e que outros projetos de código aberto, como o Blender, receberam injeções muito maiores de dinheiro,

Então, alguns interpretaram a doação para a Lutris como uma tentativa de lavar sua imagem diante de uma comunidade que a criticou por não suportar o Linux oficialmente.

Contribuição séria ou esmola para silenciar críticas? Olhando para os comentários publicados em várias mídias, parece que a Epic Games foi pelo menos relativamente bem jogada, apesar do fato de que esses 25 mil dólares são provavelmente muito menos do que o investido pela Valve para executar o Steam no Linux de várias frentes.

Além do debate que pode ser gerado pela doação da Epic Games para a Lutris, é importante observar que hoje existem muitas tecnologias multiplataforma e que o catálogo de jogos para Linux é grande, portanto, se a empresa liderada por Tim Sweeney decidir que A Epic Games Store não suporta Linux, não é porque não pode, e sim porque não quer.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 388
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.