Em uma declaração ruim e desconfiada feita pelo seu CEO, Tim Sweeney, a Epic diz que não tem planos de portar o Fortnite para o Steam Deck/Linux.
Quando o Steam Deck da Valve começar a ser enviado aos clientes no final deste mês, o PC portátil para jogos estará executando um sistema operacional baseado em Linux chamado Steam OS. E isso poderia dar um pouco de impulso aos jogos no Linux.
Embora o cliente de jogos da Valve seja capaz de rodar no Linux há anos, no mês passado pouco mais de 1% dos usuários do Steam estavam executando Linux (e menos de 3% estavam usando macOS, com o Windows mantendo uma participação de 96%).
Será interessante ver se isso começa a mudar quando o Steam Deck chegar às ruas.
E se isso acontecer, talvez veremos mais fabricantes de jogos adicionarem suporte para Linux!
Contudo, um dos jogos mais populares do mercado não adicionará suporte ao Linux tão cedo: o CEO da Epic, Tim Sweeney, diz que a empresa não tem planos de portar o Fortnite para o Steam Deck/Linux.
We don’t have confidence that we’d be able to combat cheating at scale under a wide array of kernel configurations including custom ones.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) February 7, 2022
Epic diz que não tem planos de portar o Fortnite para o Steam Deck/Linux
Sim. A Epic diz que não tem planos de portar o Fortnite para o Steam Deck/Linux. Sweeney diz que é porque a Epic não “tem confiança de que seremos capazes de combater trapaças em escala sob uma ampla variedade de configurações de kernel, incluindo configurações personalizadas”, mas é uma visão interessante, pois a Epic já portou seu software anti-fraude para suporta dispositivos Mac e Linux, incluindo o Steam Deck.
Isso significa que jogos de terceiros que usam o software Easy Anti-Cheat da Epic devem ser compatíveis com o Steam Deck.
Mas o próprio Fortnite da Epic não será um desses jogos. Um paradoxo?
Então, novamente, o Fortnite também não está disponível na Steam Store, então não é uma grande surpresa que a empresa não queira tornar muito fácil para você jogar seu jogo massivamente popular em um dispositivo que pode prendê-lo ecossistema de um rival.
Mas o Steam Deck é basicamente um PC e, embora seja fornecido com o Steam OS, também é capaz de executar o Windows.
E isso pode fornecer às pessoas dispostas a instalar um sistema operacional alternativo uma maneira de jogar Fortnite ou qualquer outro jogo que possa não estar disponível ou funcionar bem no Linux.
Por fim, acredito que a empresa além de afirmar que não liga para os usuários de Linux, ainda os considerou clientes não confiáveis. Essa é uma péssima postura de uma empresa diante de seus clientes e “possíveis” clientes. Certamente, teria sido melhor ter ficado calado!