E a Entroware não quis ficar atrás da StarLabs e TUXEDO, conheça o Entroware Proteus, um laptop Linux para fazer as coisas acontecerem.
Tem sido algumas semanas agitadas para laptops Linux, com novos dispositivos StarLabs e TUXEDO sendo anunciados. Não querendo ficar de fora, está a Entroware, empresa britânica de computadores, que acaba de lançar seu mais recente laptop Ubuntu – e traz algumas grandes tecnologias dentro.
Portanto, diga olá ao Entroware Proteus.
Entroware Proteus, um laptop Linux para fazer as coisas acontecerem
O Entroware Proteus é um laptop de 15,6 polegadas com bateria de 73 Wh. Mesmo usado em plena capacidade, este laptop não precisará ser recarregado com a mesma frequência que outras estações de trabalho de 15 polegadas, o que significa que os usuários podem fazer mais, com menos interrupções relacionadas ao adaptador.
Reconhecidamente, a tela LED IPS fosca de 15,6 polegadas (1920 × 1080) não é um recurso surpreendente – o InfinityBook Pro 14 da TUXEDO tem uma tela 2K em sua configuração básica e uma tela 3K por apenas mais € 50 – mas o painel Proteus deve parecer mais espaçoso graças a uma moldura esbelta ao redor.
Os processadores Tiger Lake de 11ª geração da Intel vêm como padrão, com os compradores podendo escolher entre o processador Intel Core i5-1135G7 e o processador Intel Core i7-1165G7. 8 GB de RAM e um SSD PCIe NVMe de 250 GB vêm como padrão, mas ambos podem ser atualizados para um máximo de 64 GB de RAM e 2 TB de NVMe, respectivamente.
Como muitos laptops modernos, o Proteus tem um slot de expansão para um segundo dispositivo de armazenamento M.2, dando-lhe uma capacidade geral de 4 TB – o que não é nada mau, de forma alguma!
Os gráficos integrados Intel Iris Xe suportam o grunhido gráfico.
Uma porta Thunderbolt 4 versátil está incluída, suportando energia, exibição e transferência de dados. Outros furos para inserir coisas incluem um par de portas USB Tipo A (uma 2.0, uma 3.2); e uma única porta USB Type-C (3.2).
Além disso, o Proteus tem um conector de áudio combo de 3,5 mm, um HDMI de tamanho normal e Ethernet obrigatória. Uma webcam 720p (bem posicionada em uma aba no painel superior) está incluída, assim como alguns alto-falantes on-board, um microfone embutido e um slot para cartão microSD.
Os preços começam em £ 820 para o modelo básico com i5, 8 GB de RAM e um SSD de 250 GB. O Laptop está disponível para compra com Ubuntu 20.04 LTS ou Ubuntu MATE 20.04 LTS pré-carregado.
Vale a pena comprar?
Se você só precisa de um laptop para ler seus blogs favoritos (incluindo este, claro) e assistir a filmes, então sim: esse laptop é um exagero.
Aqueles que colocam maiores demandas em seu portátil – que com 1,74 Kg, certamente é – devem descobrir que o Proteus tem o poder de manter o ritmo e desempenho quando necessário.
Tela grande, bateria grande e grande desempenho tornam o Entroware Proteus um laptop para realizar tarefas.
Ficou interessado? Você encontrará mais detalhes na página do Proteus no site da Entroware.