Um engenheiro da Microsoft acusa o ReactOS de copiar partes do Windows e diz que partes do sistema é resultado da violação do Windows Research kernel.
ReactOS é um dos sistemas operacionais mais interessantes no cenário underground da computação, sendo basicamente uma reimplementação do Windows como software livre, ou pelo menos o que foi obtido a partir do sistema da Microsoft através de engenharia reversa, de modo semelhante ao Wine.
Engenheiro da Microsoft acusa o ReactOS de copiar partes do Windows
Embora o ReactOS seja um projeto que tenha um impacto comercial quase zero, isso não o impediu de receber as duras críticas de Axel Rietschin, um engenheiro da Microsoft, que disse no final de 2017 “ReactOS é um scam do Windows Research kernel que a Microsoft licenciou para universidades sob um acordo que, obviamente, algumas pessoas violaram, já que o código vazou para vários lugares, alguns deles repositórios no GitHub”.
Ao que foi mencionado no parágrafo anterior, ele acrescentou o seguinte, indo mais longe em suas acusações:
“Eu olho para a árvore de código ReactOS e, na minha opinião, não há absolutamente nenhuma maneira na Terra de que isso foi escrito a partir de uma folha limpa, somente a partir da documentação pública disponível. Um cenário mais sinistro seria o fato de o ReactOS ter se originado de um dos vazamentos ocorridos no passado.”
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Axel Rietschin basicamente acusa ReactOS de ser, pelo menos parcialmente, uma cópia de partes do que é derivado do programa Windows Research kernel, que a Microsoft havia licenciado para várias universidades, uma vez que supostamente violou o acordo, ao contribuir para o ReactOS o conhecimento que a empresa cedeu.
Embora ele esteja aparentemente certo, Rietschin tenta tirar as responsabilidades dele, dizendo que ele não é um advogado, bem como afirmando que ele não sabe “por que se permite que isto exista”, apoiando o seu argumento em respostas como: “Provavelmente porque ele acaba sendo algo como um filhote de mosquito nas costas de um elefante gigante”.
Independentemente das acusações de Axel Rietschin serem verdadeiras ou falsas, a realidade é que hoje o ReactOS está longe de ser uma ameaça para a hegemonia do Windows, sendo um projeto que hoje permanece na fase alfa, apesar de ter a colaboração do projeto Wine.
De fato, até o momento, a combinação do Linux e do Wine está muito mais próxima de oferecer uma alternativa real ao Windows do que o ReactOS, sem ser uma alternativa real ao sistema da Microsoft.
O que está sendo falado no blog
- Muitos aplicativos Linux já são executados no smartphone Librem 5
- Engenheiro da Microsoft acusa o ReactOS de copiar partes do Windows