Endless OS 5 lançado com experiência de desktop atualizada

A Endless Foundation anunciou o lançamento do Endless OS 5. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Endless OS é um sistema operacional baseado em Linux que oferece uma experiência de usuário minimalista e simplificada, usando um ambiente de desktop GNOME 3 personalizado. Ele vem pré instalado nos computadores Endless (modelos Mini e One).

Essa distribuição oferece ao usuário um ecossistema com mais de 100 aplicativos sobre os mais variados assuntos de interesse de toda a família.

Esse conjunto inclui uma enciclopédia completa, jogos educativos para crianças, apps com informações sobre dinossauros, saúde e bem-estar, receitas e muito mais, que pode ser explorado com ou sem acesso Internet.

Além disso, o sistema também fornece ferramentas para redigir documentos, planilhas e apresentações de trabalho, editar vídeos e fotos, criar protótipos em 3D e ouvir música.

Agora, a Endless Foundation anunciou o lançamento beta do próximo sistema operacional Endless OS 5, que promete uma experiência de desktop atualizada, um novo App Center e outros recursos.

Novidades do Endless OS 5

Endless OS 5 lançado com experiência de desktop atualizada

Baseado no Debian GNU/Linux 11 Bullseye, o Endless OS 5.0 está finalmente aqui com sua interface de desktop atualizada construída sobre o ambiente de desktop GNOME 41 e rodando sobre o protocolo de exibição Wayland de próxima geração para maior privacidade, segurança e um aumento de desempenho em relação ao X11.

Houve muita melhoria em todo o Endless OS, a experiência de área de trabalho atualizada consiste em um traço inferior que inclui todos os seus aplicativos favoritos e em execução, bem como um painel superior que oferece acesso rápido às configurações do sistema, calendário e menus de aplicativos.

Como o Endless OS é um sistema operacional centrado em aplicativos, a nova versão vem com um novo App Center que não apresenta mais listas codificadas de aplicativos e promete tornar mais fácil do que nunca encontrar, baixar e instalar todos os aplicativos você precisa para suas necessidades diárias de computação.

Falando sobre aplicativos, o Endless OS 5.0 vem com mais aplicativos no formato binário universal Flatpak para dar a você a liberdade de removê-los se não os usar. Isso inclui File Roller, GNOME Calculator, GNOME Contacts, GNOME Fonts, GNOME Logs, Shotwell e Gedit.

O Endless OS 5.0 também vem com suporte multi-GPU aprimorado como interface do usuário do sistema e a maioria dos aplicativos agora usa a placa gráfica integrada por padrão para economizar bateria em laptops.

Aplicativos que exigem GPU, como videogames ou software gráfico 3D, serão iniciados automaticamente com a GPU discreta.

Há também uma nova entrada de menu de contexto do botão direito do mouse “Iniciar usando placa gráfica discreta” para iniciar aplicativos manualmente com a GPU discreta.

O suporte para gestos multitoque em touchpads e trackpads também chegou ao Endless OS 5.0 para multitarefa, juntamente com suporte para vários espaços de trabalho na nova Visão geral de atividades para organizar melhor seu trabalho e ser mais produtivo.

Outras mudanças dignas de nota incluem controles parentais integrados nas configurações do sistema, um novo papel de parede padrão, OSTree 2022.1 e a série de kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Endless OS 5

A imagem ISO do Endless OS 5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile