Endless OS 4 lançado como LTS e com base no Debian 11 Bullseye

E foi lançado o Endless OS 4 como LTS e com base no Debian 11 Bullseye. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.

O Endless OS é um sistema operacional baseado em Linux que oferece uma experiência de usuário minimalista e simplificada, usando um ambiente de desktop GNOME 3 personalizado. Ele vem pré instalado nos computadores Endless (modelos Mini e One).

Essa distribuição é um sistema Linux fácil de usar, onde é possível encontrar rapidamente aplicativos ao seu gosto. Os aplicativos são distribuídos como pacotes separados no formato Flatpak.

A distribuição não usa gerenciadores de pacotes tradicionais.

Em vez disso, é oferecido um sistema básico minimamente atualizável que funciona no modo somente leitura e é formado usando as ferramentas OSTree (a imagem do sistema é atualizada atomicamente a partir de um armazenamento semelhante ao Git) .

Agora, a Endless OS Foundation anunciou o lançamento do Endless OS 4.0, a versão mais recente de sua distribuição Linux baseada em Debian que apresenta uma experiência de usuário simplificada e otimizada.

Novidades do Endless OS 4

Endless OS 4 lançado como LTS e com base no Debian 11 Bullseye
Endless OS 4 lançado como LTS e com base no Debian 11 Bullseye

Endless OS 4.0 é uma versão principal que apresenta vários novos recursos e aprimoramentos, começando com uma navegação de grade de aplicativo aprimorada com setas clicáveis ​​que permitem aos usuários navegar mais facilmente entre as páginas do aplicativo, com pontos que indicam o número total de páginas e a página que você ‘ está atualmente ligado.

Esta versão também apresenta a troca rápida de usuário para permitir que você mude facilmente para um usuário diferente enquanto outro usuário ainda está conectado.

O novo recurso foi implementado no menu do usuário e na tela de bloqueio. O ambiente de área de trabalho padrão é baseado na série GNOME 3.38.

Outra novidade no Endless OS 4.0 é a impressão sem driver, um recurso que usa o protocolo de impressão da Internet para descobrir automaticamente as impressoras em sua rede local.

Quando você fizer upgrade do Endless OS 3.9, todas as impressoras configuradas serão removidas, mas você poderá adicioná-las manualmente novamente se não forem descobertas automaticamente.

Entre outras mudanças dignas de nota, este lançamento vem com o reprodutor de música Rhythmbox e visualizador da webcam do Cheese como aplicativos Flatpak, o tema de ícone padrão do GNOME, bem como repositórios separados para aplicativos Flatpak e o resto do sistema operacional para melhorar o desempenho e confiabilidade das instalações de aplicativos .

Também interessante é o fato de que o Endless OS 4.0 agora apresenta um sistema de métricas opcional que salva e envia estatísticas anônimas de uso e relatórios de problemas para os desenvolvedores do Endless OS.

Novamente, este é um recurso opcional que pode ser desativado durante a configuração inicial ou em Configurações> Privacidade> Métricas.

Segundo os desenvolvedores:

“No Endless OS 4, os pontos de dados enviados não estão mais associados ao computador específico que os enviou; em vez disso, eles são associados ao canal de distribuição para aquele computador, identificado pelo ID de compilação da imagem de instalação, que normalmente são compartilhados entre milhares de sistemas.”

Sob o capô, Endless OS 4.0 é baseado na mais recente e melhor série de sistema operacional Debian Linux 11 “Bullseye” e é alimentado pela série 5.11 do kernel.

O melhor de tudo é que este é um lançamento com suporte de longo prazo (LTS) que receberá atualizações de software e segurança por vários anos, mesmo após o lançamento do Endless OS 5.

Esta versão também oferece aos usuários a capacidade de personalizar sua própria imagem de instalação do Endless OS, adiciona suporte para o computador de placa única Raspberry Pi 4 Modelo B com 8 GB de RAM, adiciona suporte para VPNs L2TP e OpenConnect/AnyConnect e adiciona suporte para os novos SBAT Mecanismo de revogação de inicialização segura.

Várias funcionalidades que estavam presentes na versão anterior do Endless OS foram removidas, como o recurso Conta compartilhada, aplicativo Remote Desktop Viewer, atalhos de desktop integrados para sites, downloader automático do Google Chrome, método de entrada Zhuyin chinês e suporte para computadores que usam um Configuração de “disco dividido”.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Endless OS 4

Normalmente, a imagem ISO do Endless OS 4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Infelizmente, a imagem ISO do mais recente Endless OS 3.8.1 ainda não está disponível.

Portanto, se você deseja uma nova instalação usando uma imagem ISO, terá que esperar pelos próximos dias. Até lá, você pode marcar a página oficial de download aqui para verificar a disponibilidade posteriormente.

Se você é um usuário existente do Endless OS e deseja experimentar a versão mais recente, pode atualizar seu sistema para uma versão beta. Para fazer isso, execute o seguinte comando:

eos-updater-ctl update
reboot
pkexec eos-stage-ostree demo

Depois que a versão estável for lançada, você também poderá alternar para a ramificação estável mais tarde executando um único comando:

pkexec eos-stage-ostree prod

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.