Michael Hall, community manager do Endless OS, anunciou o lançamento do Endless OS 3.4 com vários novos recursos e melhorias. Conheça mais um pouco sobre o sistema, confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
O Endless OS é um sistema operacional baseado em Linux que oferece uma experiência de usuário minimalista e simplificada, usando um ambiente de desktop GNOME 3 personalizado. Ele vem pré instalado nos computadores Endless (modelos Mini e One).
Essa distribuição oferece ao usuário um ecossistema com mais de 100 aplicativos sobre os mais variados assuntos de interesse de toda a família.
Esse conjunto inclui uma enciclopédia completa, jogos educativos para crianças, apps com informações sobre dinossauros, saúde e bem-estar, receitas e muito mais, que pode ser explorado com ou sem acesso Internet.
Além disso, o sistema também fornece ferramentas para redigir documentos, planilhas e apresentações de trabalho, editar vídeos e fotos, criar protótipos em 3D e ouvir música.
De acordo com a empresa por trás do sistema, o Endless OS e os computadores foram concebidos durante três anos de pesquisa com usuários em favelas e zonas rurais no Rio de Janeiro, Guatemala e Índia.
%CODE1%
Novidades do Endless OS 3.4
Repleto de dezenas de melhorias de estabilidade e desempenho, o Endless OS 3.4 vem com um ambiente de desktop GNOME 3.26 aprimorado, com atualizações mais inteligentes para ajudá-lo a gerenciar o consumo de dados em planos de dados limitados.
Além disso, o Endless OS 3.4 marca a introdução do Endless Companion App para smartphones Android, que estará disponível nas próximas semanas e promete permitir que os usuários visualizem o conteúdo de seus computadores Endless OS em seus smartphones Android, enquanto desfrutam dos recursos dos aplicativos nativos do Endless OS.
Sobre isso, Michael Hall disse o seguinte:
“Em breve, você poderá usar seu smartphone Android para visualizar o conteúdo do seu computador para que mais pessoas possam se beneficiar dos aplicativos nativos do Endless OS ao mesmo tempo. Com o Endless OS 3.4, seu computador estará pronto para compartilhar conteúdo com o Endless Companion App, assim que for lançado publicamente.”
Melhorias na Central de aplicativos, aplicativos novos e atualizados
O App Center também foi atualizado no Endless OS 3.4 para mostrar aos usuários atualizações do sistema Endless OS, juntamente com atualizações de aplicativos, bem como para notificar os usuários quando novas versões de software estão disponíveis para instalação ou sobre atualizações baixadas que estão prontas para instalação.
O navegador Web padrão e a suíte de escritório foram atualizados para o Chromium 66 e o LibreOffice 6.0, respectivamente.
O Endless OS 3.4 é alimentado pelo kernel Linux 4.15, que oferece melhor suporte de hardware e correções contra as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter.
O ambiente GNOME também recebeu algumas melhorias nesta grande atualização, para exibir os ícones da bandeja do sistema no painel inferior ao lado dos ícones padrão do sistema.
Ele agora traz uma coleção de novos papéis de parede indonésios, para embelezar sua área de trabalho do Endless OS.
Por último, mas não menos importante, o Endless OS 3.4 adiciona a extensão AdBlock Plus para os navegadores Chromium e Google Chrome, por padrão, para bloquear banners indesejados, anúncios, pop-ups, rastreamento cross-site e outros malwares, e o Endless OS SDK foi atualizado para a versão 4 com muitos aprimoramentos, para quem deseja criar aplicativos nativos.
O Endless OS 3.4 já está disponível para download no site oficial, mas os usuários existentes podem atualizar para esta versão através do sistema de atualização integrado, se estiverem usando a versão 3.3.18.
Aqueles que usam Endless OS 3.3.17 ou anterior terão que atualizar para a versão 3.3.18, antes de instalar o Endless OS 3.4.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Endless OS 3.4
A imagem ISO do Endless OS 3.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux