Bryan Poerwo anunciou o lançamento do EndeavourOS Gemini. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
Endeavor é uma distribuição Baseada no Arch Linux e que é considerada uma continuação do Antergos, um sistema que foi descontinuado recentemente.
A equipe de desenvolvimento surgiu a partir de desenvolvedores e membros da comunidade Antergos.
Agora, a equipe EndeavourOS anunciou recentemente o lançamento e disponibilidade geral para download do EndeavourOS Gemini como a versão estável mais recente e o primeiro lançamento da distribuição baseada em Arch Linux com o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 6.
Novidades do EndeavourOS Gemini
Desenvolvido no kernel Linux 6.8, o EndeavourOS Gemini vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 6 tanto no ambiente live quanto na opção de instalação offline.
Os usuários podem escolher entre sessões Wayland e X11 no gerenciador de login SDDM, mas a primeira está habilitada por padrão.
Esta versão também muda do driver nvidia-dkms para o driver gráfico proprietário NVIDIA para evitar problemas de congelamento no ambiente ativo quando a inicialização NVIDIA é selecionada, remove a opção de instalação ARM, adiciona o editor de partição GParted ao ISO ativo e remove o EOS notificador de atualização da lista de instalação padrão.
Bryan Poerwoatmodjo, o fundador do EndeavourOS, disse que:
“O caminho para Gemini, em homenagem ao programa da NASA que foi uma ponte entre as missões Mercury e Apollo, foi uma verdadeira jornada para nossa equipe de desenvolvimento, mas eles conseguiram o lançamento na melhor forma com uma perseverança sem fim em um tempo relativamente curto.”
Entre outras mudanças dignas de nota, o EndeavourOS Gemini atualiza o Welcome Updater e a ferramenta eos-bash-shared para usar o aplicativo terminal GNOME por padrão quando o GNOME é selecionado durante a instalação, adiciona novas opções à ferramenta eos-update, adiciona suporte à expiração de URL e um alerta sobre o envio de dados confidenciais para a ferramenta eos-sendlog e adiciona suporte experimental para o comando doas.
Internamente, esta versão vem com a pilha gráfica Mesa 24.0 mais recente e inclui um instalador gráfico Calamares mais recente para uma experiência de instalação mais suave.
Ele também inclui alguns dos aplicativos de código aberto mais recentes, como o navegador Mozilla Firefox 125, lançado recentemente.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o EndeavourOS Gemini
Os usuários existentes do EndeavourOS não precisam baixar a nova versão ISO para manter suas instalações atualizadas.
Se você estiver executando o EndeavourOS, tudo o que você precisa fazer para receber as atualizações mencionadas é executar o comando sudo pacman -Syu
em um emulador de terminal ou usar seu gerenciador de pacotes gráfico favorito para aplicar as atualizações mais recentes.
Para quem precisa fazer uma nova instalação a partir do zero, a imagem ISO do EndeavourOS Gemini já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux