Bryan Poerwo anunciou o lançamento do EndeavourOS Galileo Neo. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
Endeavor é uma distribuição Baseada no Arch Linux e que é considerada uma continuação do Antergos, um sistema que foi descontinuado recentemente.
A equipe de desenvolvimento surgiu a partir de desenvolvedores e membros da comunidade Antergos.
Agora, o fundador do EndeavourOS, Bryan Poerwo, anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do EndeavourOS Galileo Neo como o mais novo instantâneo ISO desta distribuição GNU/Linux baseada em Arch Linux para as massas.
Novidades do EndeavourOS Galileo Neo
O EndeavourOS Galileo Neo chega pouco mais de dois meses após o EndeavourOS Galileo fornecer aos usuários que desejam instalar o EndeavourOS em novos computadores uma mídia de instalação atualizada que é alimentada pela melhor e mais recente série de kernel Linux 6.7 e pilha gráfica Mesa 23.3.3.
O instalador, que é desenvolvido com Calamares 3.3, também foi atualizado nesta versão para instalar automaticamente o pacote r8168-lts quando o usuário seleciona a opção LTS do kernel Linux e para desmontar adequadamente um dispositivo quando ocorre um erro de instalação, para que ele possa ser usado novamente imediatamente para outra sessão de instalação.
Também corrigida no EndeavourOS Galileo Neo está a opção de instalação offline do KDE Plasma, já que os desenvolvedores conseguiram resolver vários problemas no script Bash por trás dele que causavam alguns problemas para usuários executando sessões do Wayland e a opção de instalação online do KDE Plasma para buscar os pacotes nomeados antigos.
Por último, mas não menos importante, esta nova versão do EndeavourOS aborda um problema que causava efeitos e composição irritantes no ambiente ao vivo do KDE Plasma para usuários com máquinas executando gráficos Intel legados.
Como esperado, a maioria dos pacotes incluídos no EndeavourOS Galileo Neo foram atualizados para suas versões mais recentes nos repositórios do Arch Linux.
Os mais notáveis são o navegador Mozilla Firefox 122 mais recente e o XOrg Server 21.1.11, que aborda várias vulnerabilidades de segurança.
A imagem ISO ao vivo vem com KDE Plasma 5.27.10 LTS como ambiente de área de trabalho padrão, que é acompanhado pelos pacotes de software KDE Frameworks 5.114 e KDE Gear 23.08.4.
Esperançosamente, o próximo grande lançamento do EndeavourOS será fornecido com o próximo ambiente de desktop KDE Plasma 6 por padrão.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o EndeavourOS Galileo Neo
Os usuários existentes do EndeavourOS não precisam baixar a nova versão ISO para manter suas instalações atualizadas.
Se você estiver executando o EndeavourOS, tudo o que você precisa fazer para receber as atualizações mencionadas é executar o comando sudo pacman -Syu
em um emulador de terminal ou usar seu gerenciador de pacotes gráfico favorito para aplicar as atualizações mais recentes.
Para quem precisa fazer uma nova instalação a partir do zero, a imagem ISO do EndeavourOS Galileo Neo já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux