Bryan Poerwo anunciou o lançamento do EndeavourOS Galileo. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
Endeavor é uma distribuição Baseada no Arch Linux e que é considerada uma continuação do Antergos, um sistema que foi descontinuado recentemente.
A equipe de desenvolvimento surgiu a partir de desenvolvedores e membros da comunidade Antergos.
Agora, o fundador do EndeavourOS, Bryan Poerwo, anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do EndeavourOS Galileo como o mais novo instantâneo ISO desta distribuição GNU/Linux baseada em Arch Linux para as massas.
Novidades do EndeavourOS Galileo
EndeavourOS tem um novo lançamento principal hoje chamado Galileo, que vem com algumas mudanças significativas e emocionantes para os fãs desta distribuição de lançamento contínua baseada em Arch Linux.
Além de ser alimentado pela melhor e mais recente série de kernel Linux 6.6 LTS, a maior mudança no EndeavourOS Galileo é a adoção do KDE Plasma como ambiente de desktop padrão em vez do Xfce para a sessão ao vivo e a instalação offline.
Os desenvolvedores explicam a mudança do Xfce para o KDE Plasma como uma forma de facilitar o desenvolvimento e a manutenção do EndeavourOS, pois eles têm uma experiência mais nativa com o instalador Calamares.
Bryan Poerwo, desenvolvedor do EndeavourOS, disse que:
“Ao escolher a opção de instalação online, o Xfce ainda está lá como uma opção de escolha. Para quem gosta do tema Xfce que criamos, esta opção ainda estará disponível após a instalação através do aplicativo Welcome.”
Esta grande mudança não afetará os usuários existentes do EndeavourOS, pois eles poderão continuar aproveitando a distribuição baseada no Arch Linux com seu ambiente de desktop favorito.
Por outro lado, os desenvolvedores removeram as edições da comunidade Sway, Qtile, BSPWM, Openbox e Worm do instalador Calamares, pois não sobrou ninguém para mantê-las.
Além disso, o instalador do Calamares foi atualizado nesta versão para não permitir mais a instalação de mais de um dos ambientes de desktop suportados, na tentativa de evitar problemas com vários pacotes conflitantes após a instalação.
Além disso, a tela de seleção de pacotes do Calamares foi reestruturada para ficar mais clara.
Outros novos recursos na versão EndeavourOS Galileo incluem criptografia de disco LUKS2 mais forte ao escolher systemd-boot usando argon2id, as permissões de partição EFI foram tornadas mais rigorosas, o fstab foi melhorado porque não é mais preenchido com padrões estranhos nas opções e os avisos do SELinux foram foram removidos durante a instalação para evitar confusão.
Por fim, o aplicativo Welcome foi atualizado para suportar o ambiente de desktop KDE Plasma, pacotes relacionados ao Dracut foram adicionados ao Holdpkg para evitar serem removidos inadvertidamente, arquivos de chave LUKS não utilizados não são mais criados quando systemd-boot é selecionado e o layout correto do teclado alemão agora está selecionado por padrão para usuários que falam alemão.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o EndeavourOS Galileo
Os usuários existentes do EndeavourOS não precisam baixar a nova versão ISO para manter suas instalações atualizadas.
Se você estiver executando o EndeavourOS, tudo o que você precisa fazer para receber as atualizações mencionadas é executar o comando sudo pacman -Syu
em um emulador de terminal ou usar seu gerenciador de pacotes gráfico favorito para aplicar as atualizações mais recentes.
Para quem precisa fazer uma nova instalação a partir do zero, a imagem ISO do EndeavourOS Galileo já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux