Bryan Poerwo anunciou o lançamento do EndeavourOS Cassini 22.12. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
Endeavor é uma distribuição Baseada no Arch Linux e que é considerada uma continuação do Antergos, um sistema que foi descontinuado recentemente.
A equipe de desenvolvimento surgiu a partir de desenvolvedores e membros da comunidade Antergos.
Agora, o fundador do EndeavourOS, Bryan Poerwo, anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do EndeavourOS Cassini 22.12 como o mais novo instantâneo ISO desta distribuição GNU/Linux baseada em Arch Linux para as massas.
Novidades do EndeavourOS Cassini 22.12
EndeavourOS Cassini chega um pouco mais de três meses depois do EndeavourOS Artemis Nova e traz mais liberdade e diversidade na hora de instalar o sistema ao permitir que você escolha entre GRUB ou systemd-boot como bootloader padrão, além da possibilidade de instalar o sistema sem um bootloader.
Além disso, o Dracut agora é usado para instalar o sistema e há suporte de inicialização dupla para aqueles que instalam o EndeavourOS junto com o Windows, se você usar o GRUB ou o systemd-boot como um gerenciador de inicialização.
Além disso, o recurso de submenu do GRUB agora está ativado por padrão e agora é possível criar uma nova partição EFI.
Segundo Bryan Poerwo:
“Isto irá melhorar a experiência de instalar um sistema ao seu gosto desde o primeiro passo. Agora também instalamos o sistema com o Dracut, uma ferramenta altamente modular para geração de imagens initramfs, ao invés do mkinitcpio por padrão. Em geral, é superior ao mkinitcpio em sua capacidade de detectar automaticamente os módulos necessários e, para a maioria dos casos de uso, funcionará sem nenhuma configuração adicional.”
A edição EndeavourOS ARM recebeu suporte para o laptop Pinebook Pro ARM do PINE64, um novo kernel linux-eos-arm que inclui o driver AMDGPU para suporte a dispositivos ARM mais genéricos, bem como melhor suporte a Raspberry Pi e Odroid N2+.
Como em todos os novos lançamentos do EndeavourOS, vários pacotes foram atualizados para o lançamento mais recente.
Vale a pena mencionar aqui que o EndeavourOS Cassini vem com a mais recente e melhor pilha de gráficos Mesa 22.3, bem como a série de kernel Linux 6.0. O instalador do Calamares também foi atualizado para um instantâneo de desenvolvimento do próximo lançamento principal 3.3.
Por último, mas não menos importante, o tema do ícone Qogir agora está sendo usado para as instalações Cinnamon e Budgie.
Para instalações de área de trabalho GNOME, o emulador de terminal do Console GNOME e os aplicativos Editor de texto GNOME são usados por padrão em vez do Terminal GNOME e do Gedit, respectivamente.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o EndeavourOS Cassini 22.12
Os usuários existentes do EndeavourOS não precisam baixar a nova versão ISO para manter suas instalações atualizadas.
Se você estiver executando o EndeavourOS, tudo o que você precisa fazer para receber as atualizações mencionadas é executar o comando sudo pacman -Syu
em um emulador de terminal ou usar seu gerenciador de pacotes gráfico favorito para aplicar as atualizações mais recentes.
Para quem precisa fazer uma nova instalação a partir do zero, a imagem ISO do EndeavourOS Cassini 22.12 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux