Se você queria instalar o EndeavourOS ARM de 64 bits no Raspberry Pi 4, saiba que agora já é possível fazer isso. Entenda!
Sim. A boas notícia para os proprietários de um computador de placa única Raspberry Pi 4, pois agora eles podem instalar a distribuição EndeavourOS ARM com um kernel de 64 bits, juntamente com novos ambientes gráficos.
EndeavourOS ARM de 64 bits no Raspberry Pi 4? Já é possível instalar!
O fundador do EndeavourOS, Bryan Poerwo, anunciou que há uma nova versão do script de instalação do EndeavourOS ARM que permite instalar a distribuição baseada em Arch Linux em vários SBCs, que agora oferece uma opção de instalação de 64 bits para modelos Raspberry Pi 4.
Isso é possível graças ao uso do kernel de 64 bits do sistema operacional Raspberry Pi oficial desenvolvido pela Raspberry Pi Foundation. A opção de instalação de 64 bits está disponível juntamente com a opção de instalação de 32 bits e adiciona suporte para dispositivos de armazenamento USB e a série de kernel Linux 5.15.
A versão anterior do script de instalação usava um kernel AArch64 (ARM64) que não suportava dispositivos de armazenamento USB no Raspberry Pi 4, então isso deve ser uma excelente notícia para aqueles que desejam usar uma instalação do EndeavourOS de 64 bits em seu Raspberry Pi 4 Computadores modelo B.
Segundo o líder do projeto, Bryan Poerwo:
“Foi uma solicitação que estava no topo da lista de nossos usuários ARM e agora temos o orgulho de apresentar nosso novo e aprimorado script de instalação ARM com a opção de instalar mais ambientes de desktop, gerenciadores de janelas e uma opção de instalação de 64 bits para o Raspberry Pi4b.”
Além da opção de instalação de 64 bits para Raspberry Pi 4 SBCs, o novo script de instalação também adiciona a capacidade de instalar vários ambientes gráficos, incluindo o ambiente de desktop LXDE leve, bem como os gerenciadores de janelas Qtile, Openbox e Sway.
Se você possui um Raspberry Pi 4 e deseja instalar o EndeavourOS ARM, pode seguir as instruções fornecidas pela equipe de desenvolvimento aqui.
Basicamente, você terá que escrever a imagem ISO do EndeavourOS mais recente em um cartão microSD, baixar o script de instalação do EndeavourOS ARM e executar o instalador baseado em texto, que possui vários estágios.