EndeavourOS 2020.07.15 lançado comemorando seu primeiro aniversário

E foi lançado mais um atualização do projeto EndeavourOS, o EndeavourOS 2020.07.15. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O EndeavourOS é uma distribuição Linux rolling release (de lançamento contínuo) baseada no Arch Linux e que pretende ser um sucessor espiritual de Antergos.

Para isso, o projeto fornece uma configuração fácil e um ambiente de desktop pré-configurado em uma base do Arch. O EndeavourOS usa a área de trabalho do Xfce por padrão e é instalado pelo instalador gráfico do sistema Calamares.

Nascido das cinzas da distribuição Antergos Linux, o EndeavourOS comemora hoje seu primeiro aniversário desde o primeiro lançamento estável.

Durante o ano passado, o EndeavourOS conseguiu não apenas dar um novo lar aos antigos usuários do Antergos, mas também promover o Arch Linux para os novatos.

Em um anúncio, o líder do projeto Bryan Poerwoatmodjo, disse que:

“Atingimos um marco memorável, hoje faz um ano que fizemos nossa fantástica estréia no universo Linux e garoto, que ano tem sido”.

E que melhor maneira de comemorar seu primeiro aniversário do que com um novo lançamento. O instantâneo ISO do EndeavourOS July ISO (EndeavourOS 2020.07.15) já está disponível para download, com as atualizações mais recentes dos repositórios upstream do Arch Linux e algumas mudanças interessantes.

Novidades do EndeavourOS 2020.07.15

EndeavourOS 2020.07.15 lançado comemorando seu primeiro aniversário
EndeavourOS 2020.07.15 lançado comemorando seu primeiro aniversário

Primeiro, a nova versão ISO é fornecida com um aplicativo de boas-vindas levemente renovado, mais leve e fácil de usar.

Alguns novos recursos também estão presentes, como a capacidade de limpar a configuração de pacotes e o histórico paccache dos pacotes instalados, impedindo a partição raiz de ficando cheio de pacotes desnecessários.

Segundo, o aplicativo Welcome (Bem-vindo) agora oferece acesso a uma ferramenta chamada AKM, que significa Arch Kernel Management.

A ferramenta precisa ser instalada primeiro e permitirá que os usuários instalem facilmente várias versões do kernel Linux, incluindo seus cabeçalhos, no repositório do Arch Linux, bem como informá-los sobre os kernels estáveis ​​ou de teste disponíveis.

Por último, mas não menos importante, o aplicativo Welcome ganhou uma nova ferramenta chamada Personal Commands, que tem como alvo usuários avançados que desejam criar um atalho no aplicativo Welcome para vários scripts.

Em seguida, os usuários poderão compartilhar seu script e botão personalizados com a comunidade.

Nesta ocasião, a equipe do EndeavourOS também anunciou o próximo port ARM para sua distribuição Linux. O port do EndeavourOS ARM deve chegar nas próximas semanas.

Com base no script ARM do Arch Linux, a edição do EndeavourOS ARM funcionará em todos os dispositivos ARM suportados pelo projeto ARM do Arch Linux.

Além disso, ele pode ser usado para criar um servidor headless ou um NAS baseado em ARM. Os ambientes de desktop suportados para a edição do EndeavourOS ARM incluem GNOME, KDE Plasma, Xfce, Cinnamon, MATE, LXQt, Budgie, além do gerenciador de janelas i3.

A equipe de desenvolvimento obteve melhores resultados ao executar o EndeavourOS ARM nos computadores de placa única Odroid N2 e Odroid XU4, mas tudo indica que funcionará de maneira incrível com o novo Raspberry Pi 4 com 8 GB de RAM ou o laptop Pinebook Linux da PINE64.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o EndeavourOS 2020.07.15

A imagem ISO do EndeavourOS 2020.07.15 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.