Como encontrar e remover arquivos duplicados com dupeGuru

Se você precisa encontrar e remover arquivos duplicados em seus sistema, seja para organizá-lo ou simplesmente recuperar espaço em disco, experimente usar o aplicativo dupeGuru.

dupeGuru é um software livre licenciado pela GPLv3 e escrito em Python, focado em busca e remoção de arquivos duplicados, e que possui versões para Windows, Mac OS X e Linux.

Como encontrar e remover arquivos duplicados com dupeGuru

O programa pode procurar arquivos por nome ou conteúdo, e sua varredura apresenta um algoritmo de correspondência difusa que pode encontrar nomes de arquivos duplicados, mesmo quando eles não são exatamente os mesmos.

O dupeGuru é bom com música. Ele tem um modo de música especial que pode digitalizar tags e mostra informações específicas de música na janela de resultados duplicados.

Ele também é bom com fotos. Ele possui um modo Picture especial que pode digitalizar imagens, permitindo que você encontre imagens que sejam semelhantes, mas não exatamente as mesmas.

O dupeGuru é personalizável. Você pode ajustar seu mecanismo de correspondência para encontrar exatamente o tipo de duplicatas que deseja encontrar.

Para ajudar, a página Preferences do arquivo de ajuda lista todas as configurações do mecanismo de verificação que você pode alterar.

O dupeGuru é seguro. Seu motor foi especialmente projetado com segurança em mente. Seu sistema de diretórios de referência, bem como seu sistema de agrupamento, impedem a exclusão de arquivos que você não quer excluir.

E você pode fazer o que quiser com suas duplicatas. Não apenas você pode apagar arquivos duplicados que o dupeGuru encontra, mas também pode movê-los ou copiá-los em outro lugar. Há também várias maneiras de filtrar e classificar seus resultados para eliminar facilmente duplicatas falsas (para verificações de limite baixo).

No tutorial a seguir, você verá como instalar o programa no Ubuntu e sistemas derivados e também aprenderá como usá-lo para encontrar e remover arquivos duplicados.

Como instalar o dupeGuru no Ubuntu e usá-lo para encontrar e remover arquivos duplicados

Para instalar o dupeGuru no Ubuntu e sistemas derivados, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo apt-add-repository ppa:hsoft/ppa

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install dupeguru-se

Como instalar o dupeGuru manualmente ou em outras distros

Se não quiser adicionar o repositório ou quer tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB do programa nesse link e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).

Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.

Como encontrar e remover arquivos duplicados com dupeGuru

Passo 1. Inicie o programa, digitando dupe no Dash ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Passo 2. Na tela do programa, clique no botão com o símbolo de adição para acrescentar pastas para o programa procurar arquivos duplicados. Quando terminar, clique no botão “Scan” e aguarde;

Passo 3. Quando finalizar a busca, o dupeGuru irá mostrar seus resultados, agrupando arquivos duplicados juntos em uma lista. Observe que, por padrão o dupeGuru corresponde a arquivos com base em seu conteúdo, e não o seu nome. Para ter certeza de que você não irá excluir alguma coisa importante, a coluna “Match %” mostra a precisão do algoritmo de correspondência.

Passo 4. Tendo certeza que o(s) arquivo(s) é realmente duplicado, selecione-o(s) e clique no botão “Actions” (Ações) para ver as ações disponíveis;

Passo 5. A escolha de ações é bastante extensa. Em suma, você pode excluir as duplicatas, movê-las para outro local, ignorá-las, abri-las, renomeá-las, ou mesmo invocar um comando personalizado sobre eles.

Você não só pode enviar os arquivos duplicados para a lixeira ou excluí-los permanentemente, mas você também pode optar por deixar um link para o arquivo original (ou usando um link simbólico ou um hardlink).

Em outras palavras, as duplicatas serão apagadas, e um link para o original será deixado em vez disso, economizando um monte de espaço em disco.

Isto pode ser particularmente útil se você importou esses arquivos em um espaço de trabalho, ou têm dependências baseadas nelas.

Pronto! Agora você já pode encontrar e remover arquivos duplicados com dupeGuru.

Mas para usar todo o potencial (e atender as suas necessidades), não deixe dar uma olhada nas preferências do programa.

Desinstalando o dupeGuru no Ubuntu e derivados

Se precisar desinstalar o dupeGuru no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo apt-add-repository ppa:hsoft/ppa -r -y
sudo apt-get remove dupeguru-se --auto-remove

Fonte

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile