Se você é fã do Dreamcast e quer reviver e se divertir no sistema do pinguim, conheça e veja como instalar o emulador de Dreamcast Reicast no Linux via snap.
O Dreamcast foi um videogame que nasceu há 20 anos e que era a esperança da empresa SEGA de permanecer no mercado de videogames e consoles.
Infelizmente, o produto não teve o sucesso esperado, mas não é por isso que seus videogames ou os usuários que depositaram sua confiança merecem ficar no esquecimento e abandono.
Para resolver isso existe um tipo de programa chamado emulador, que permite ter videogames de consoles antigos em nosso computador.
Especificamente, falo de um emulador de dreamcasts que pode ser instalado no Linux e que é compatível com qualquer videogame Dreamcast, assim como com seu software.
O emulador de dreamcast por excelência é chamado Reicast e atualmente é o herdeiro de vários emuladores que nasceram para permitir que os usuários dos jogos do Dreamcast tocassem no computador.
Assim, o primeiro desses emuladores, a base de tudo, é chamado Icarus, um emulador que nasceu para plataformas Windows. Mais tarde, evoluiu para Chankast e finalmente para o NullDC.
Todos eles tiveram seu desenvolvimento abandonados e, embora possam ser encontrados, eles só funcionam para plataformas Windows.
Depois do NullDC aparecerá o Reicast, um emulador de dreamcast que não só funcionava para o Windows, mas também para outras plataformas como o Ubuntu ou Android e outros dispositivos como o Ouya ou o OpenPandora.
A comunidade deste emulador é bem pequena, pelo menos se a compararmos com outros emuladores como o MAME ou o DesMuME, mas é verdade que funciona corretamente onde funciona.
Este emulador é compatível com todos os videogames que existem para o Dreamcast e seu sucesso está em seu funcionamento.
O funcionamento do reicast e de seus antecessores baseia-se no uso de uma BIOS original do console, o que faz com que qualquer jogo reconheça o emulador como se fosse o console do jogo original.
Mas, antes de instalar e configurar o emulador, devemos primeiro saber o que precisamos para executar este emulador corretamente.
A primeira coisa que precisamos é de um console original e de jogos originais. O computador precisará de um leitor de CD-Rom, algo importante para rodar os videogames Dreamcast em nosso computador, então, este emulador de dreamcast não funcionará em tablets ou ultrabooks.
No hardware do computador, pelo menos, precisamos ter 1 GB ou mais de memória RAM, um processador de 64-bit com pelo menos dois núcleos, uma placa de vídeo GeForce 4 ou ATI Radeon 8500 (equivalente ou superior), e por fim, de armazenamento físico suficiente para salvar os jogos e certos conteúdos de jogos de vídeo.
Como instalar o emulador de Dreamcast Reicast no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia
Para instalar o emulador de Dreamcast Reicast no Linux via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux
Depois, você pode instalar o emulador de Dreamcast Reicast no Linux via Snap, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale a versão estável do programa, usando esse comando:
sudo snap install reicast
Passo 3. Instale a versão edge do programa, usando esse comando:
sudo snap install reicast --edge
Passo 4. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:
sudo snap refresh reicast
Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite reicast
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Como desinstalar
Para desinstalar o emulador de Dreamcast Reicast no Linux via Snap, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;
sudo snap remove reicast
Veja também
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o emulador de Dreamcast Reicast no Ubuntu e derivados