Cumprindo o que havia prometido e programado, o Emulador Cemu agora é de código aberto. Confira os detalhes dessa ótima novidade.
Poucos emuladores hoje são proprietários. A grande maioria são emuladores de código aberto com suporte nativo para Linux.
No entanto, há um caso estranho chamado Cemu. Um emulador para o console Nintendo Wii U que ainda é de código fechado e não possui um port para distribuições GNU/Linux.
Cemu é um emulador popular para o Nintendo Wii U que pode executar com sucesso muitos jogos, bem como títulos homebrew.
O Cemu começou apenas com suporte ao Windows, mas no início do ano estabeleceu planos para tornar o código aberto e fornecer suporte ao Linux.
Agora, eles conseguiram isso e o código já está disponível em um repositório público do GitHub.
Emulador Cemu agora é de código aberto
Essa mudança atrairá muitos interessados no código, que poderão contribuir ou criar seus próprios forks aprimorados.
O Cemu está em andamento desde 2015 como um emulador líder de Wii U. Como parte de torná-lo de código aberto, os desenvolvedores queriam abri-lo para aceitar contribuições da comunidade e afins.
Embora às vezes os anúncios de código aberto nunca saiam como esperado, esta semana o código Cemu é de fato de código aberto.
Cemu é escrito em código C/C++ e é publicado agora sob a licença Mozilla MPL 2.0. Cemu atualmente suporta Windows e Linux de 64 bits.
Aqueles que desejam saber mais ou conferir o código podem encontrar o Cemu no GitHub.
O Cemu 2.0 foi publicado esta semana marcando o marco do código aberto, além de ter compilações preliminares do Linux.
As compilações do Linux são atualmente consideradas “muito ásperas”, mas é ótimo ver isso melhorando a cena de jogos do Linux para os fãs de emuladores de console.
Assim, o emulador Wii U também será compatível com as distros, para que você possa desfrutar de todos os videogames deste console Nintendo.