Como instalar o emulador BlastEm no Linux via Flatpak

Se você quer se divertir com jogos de Genesis/Megadrive, conheça e veja como instalar o emulador BlastEm no Linux via Flatpak.

O BlastEm é um emulador de código aberto e altamente preciso para o Genesis/Megadrive que roda em hardware modesto.

Como instalar o emulador BlastEm no Linux via Flatpak
Como instalar o emulador BlastEm no Linux via Flatpak

É o primeiro emulador a rodar corretamente a impressionante demo do Titan Overdrive 2 e é o único outro emulador além do Genesis Plus GX que pode rodar corretamente o Overdrive original.

Ele é o único emulador que não é Exodus que passa pela ROM de testes VPE FIFO da Nemesis, pode exibir demos “Direct Color DMA” e emula contenção de CRAM (também conhecido como pontos CRAM).

O Blastem tem suporte para savestates, emulação de teclado Mega/Sega Mouse, XBAND e Saturn. Ele também suporta a reprodução de jogos do Sega Master System.

Apesar desta alta precisão, até mesmo o software mais exigente é executado em velocidade total em um hardware modesto como um laptop AMD E-350 de 1.6GHz.

No futuro, querem portá-lo para a arquitetura ARM e otimizá-lo ainda mais para rodar em sistemas tão modestos quanto o Raspberry Pi original.

O BlastEm requer um computador com um processador x86 de 32 ou 64 bits executando Linux, OSX ou Windows.

Há suporte experimental para dispositivos Android x86, como o Nexus Player, mas, devido ao estado difícil dessa porta, não estou fornecendo binários pré-criados no momento.

O BlastEm depende do SDL2, GLEW e OpenGL. As compilações binárias agrupam todas as dependências que não podem ser razoavelmente esperadas no host.

Se compilado a partir da fonte, o BlastEm também pode ser executado na maioria dos sistemas semelhantes ao Unix que suporta o SDL2.

Como instalar o emulador BlastEm no Linux via Flatpak

Para instalar o emulador BlastEm no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Depois, você pode instalar o emulador BlastEm no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/com.retrodev.blastem.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update com.retrodev.blastem

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run com.retrodev.blastem em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite blastem ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar

Para desinstalar o emulador BlastEm no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall com.retrodev.blastem

Ou

flatpak uninstall com.retrodev.blastem
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.