O projeto Emmabuntus lançou uma nova atualização do seu sistema, o Emmabuntus DE4 1.00. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Emmabuntüs é uma distribuição Linux de desktop com edições baseadas no Xubuntu e no ramo Stable do Debian. Ele se esforça para ser amigável para iniciantes e razoavelmente leve sobre os recursos, para que possa ser usado em computadores mais antigos.
Ele também inclui muitos recursos modernos, como um grande número de programas pré-configurados para uso diário, barra de acoplamento para o lançamento de aplicativos, instalação fácil de codecs de software e mídia não livres e configuração rápida por meio de scripts automatizados.
Agora, o projeto publicou uma nova atualização de sua distro, o Emmabuntüs DE4 1.00.
Novidades do Emmabuntus DE4 1.00
Emmabuntus Debian Edition 4 1.00 (32 e 64 bits), é baseado na distribuição Debian 11.0 Bullseye e com suporte para ambientes de desktop XFCE e LXQt.
Esta distribuição foi originalmente projetada para facilitar o recondicionamento de computadores doados a organizações humanitárias, começando pelas comunidades Emmaüs (de onde o nome da distribuição obviamente vem), para promover a descoberta do Linux por iniciantes, bem como para estender o vida útil do hardware do computador, a fim de reduzir o desperdício induzido pelo consumo excessivo de matérias-primas.
Emmabuntus DE4 1.00 toma a base do Emmabuntus DE3 sob Debian 11 Bullseye, e suas últimas mudanças relativas à remoção de software proprietário em favor de alternativas gratuitas, como DWService substituindo Teamviewer, Jami substituindo Skype e a exclusão completa de Adobe Flash.
O Emmabuntus DE4 1.00 exibe o novo tema gráfico Ice criado por Juliette Taka, a artista gráfica que criou vários papéis de parede para o Debian, bem como um logotipo renovado, cujo novo visual foi desenhado por Jean-Claude, também conhecido como JCZ, que também fazia parte dos papéis de parede Debian projetos.
Desenvolvido pela série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo, Emmabuntüs Debian Edition 4 1.00 apresenta o melhor e mais recente ambiente de desktop Xfce 4.16, junto com o ambiente de desktop LXQt 0.16.0, que você pode selecionar na primeira execução, uma instalação OEM modo através do instalador gráfico Calamares e novas ferramentas, incluindo VeraCrypt, GtkHash, Warpinator do Linux Mint e ferramentas zram.
Para acompanhar os tempos e oferecer aos usuários alternativas gratuitas para software proprietário popular, Emmabuntüs Debian Edition 4 1.00 substitui TeamViewer por DWService, Skype por Jami, PulseEffects por PulseAudio-Equalizer e remove completamente o plug-in Adobe Flash Player agora obsoleto.
Além disso, essa versão adiciona suporte para a instalação do reprodutor de desktop de código aberto do YouTube FreeTube através da Internet.
Além de tudo isso, este lançamento vem com um novo tema Ice desenhado por Juliette Taka e um logotipo Emmabuntüs renovado desenhado por JCZ, tutoriais atualizados para a instalação e apresentação da distribuição, bem como um “Manual do iniciante Debian Bullseye” atualizado por arpinux.
Entre alguns dos softwares notáveis incluídos nesta versão, está o pacote de escritório LibreOffice, navegadores Mozilla Firefox ESR e Falkon, cliente de email e notícias Mozilla Thunderbird, Geany IDE, editor de imagens Darktable RAW, editor de áudio Audacity, transcodificador de vídeo HandBrake, vídeo Kdenlive editor, editor Inkscape SVG, pacote educacional GCompris e muitos outros.
Baixe e experimente o Emmabuntus DE4 1.00
A imagem ISO do Emmabuntus DE4 1.00 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux