Emmabuntüs DE 4 Alpha lançado com Xfce 4.16 e mais

O projeto Emmabuntüs lançou um novo snapshot de desenvolvimento do seu sistema, o Emmabuntüs DE 4 Alpha. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Emmabuntüs é uma distribuição Linux de desktop com edições baseadas no Xubuntu e no ramo Stable do Debian. Ele se esforça para ser amigável para iniciantes e razoavelmente leve sobre os recursos, para que possa ser usado em computadores mais antigos.

Ele também inclui muitos recursos modernos, como um grande número de programas pré-configurados para uso diário, barra de acoplamento para o lançamento de aplicativos, instalação fácil de codecs de software e mídia não livres e configuração rápida por meio de scripts automatizados.

Agora, o projeto publicou uma nova atualização para sua filial Debian 9 Stretch, Emmabuntüs DE 4 Alpha.

Novidades do Emmabuntüs DE 4 Alpha

Emmabuntüs DE 4 Alpha lançado com Xfce 4.16 e mais

Chegando mais de oito meses após o primeiro lançamento alpha, Emmabuntüs Debian Edition 4 alpha 2 é baseado no Debian 11 Bullseye alpha 3 e apresenta o ambiente de desktop Xfce 4.16 recentemente lançado e incrível.

Se você quiser ter um gostinho do Xfce 4.16 e sua distribuição Linux atual não o oferece em seus repositórios de software, você pode baixar o Emmabuntüs Debian Edition 4 alpha 2 release e executá-lo ao vivo a partir de um stick USB.

No entanto, o recurso mais importante nesta versão, de acordo com os desenvolvedores, é um novo método unificado para traduzir os menus do Emmabuntüs em vários idiomas, com base em arquivos do tipo .po.

Uma tradução dinamarquesa já está disponível nesta segunda versão alfa fornecida por Carl Andersen, junto com traduções em japonês, alemão e italiano.

Patrick d’Emmabuntüs disse ao site 9to5Linux que as traduções em japonês serão melhoradas em versões futuras e mais idiomas serão incluídos na próxima versão beta.

Em termos de software, o segundo alfa do Emmabuntüs Debian Edition 4 vem com uma infinidade de novos utilitários úteis que já foram incluídos no último lançamento do Emmabuntüs Debian Edition 3, como o VeraCrypt para criptografia de disco em tempo real, o Warpinator do Linux Mint para compartilhamento seguro de arquivos, GtkHash para computar resumos de mensagens ou somas de verificação, bem como ferramentas zram para configurar sistemas de arquivos compactados em RAM.

Além disso, RadioTray foi substituído por RadioTray-NG como reprodutor de streaming de rádio on-line padrão, Kazam foi substituído por Vokoscreen-NG como criador de screencast padrão, ClipIt foi substituído por Qlipper como gerenciador de área de transferência padrão e SMTube foi substituído pelo FreeTube como cliente padrão do YouTube.

O aplicativo de videoconferência Jitsi foi removido deste segundo lançamento alfa, junto com o Java 8, que não é mais necessário para o Ancestris.

Além disso, o Scratch IDE foi atualizado para a versão 3.3 e o criador do Multisystem live USB foi atualizado para a versão 1.0448 para suportar a Emmabuntüs Debian Edition 4.

Outra mudança interessante nesta versão é a capacidade de iniciar a sessão de recuperação sem a conta root.

Como você provavelmente sabe, Emmabuntüs Debian Edition vem com os ambientes de desktop Xfce e LXQt prontos para uso, e esta segunda versão alfa melhora o manuseio do utilitário Cairo-Dock para ambos os desktops.

Por último, mas não menos importante, um modo de instalação OEM agora é fornecido no instalador gráfico do Calamares. Você pode baixar Emmabuntüs Debian Edition 4 alpha 2 para computadores de 64 ou 32 bits agora mesmo usando o link de download direto abaixo.

Lembre-se, porém, de que esta é uma versão de pré-lançamento e NÃO é adequada para uso em um ambiente de produção.

Baixe e experimente o Emmabuntüs DE 4 Alpha

A imagem ISO do Emmabuntüs DE 4 Alpha já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile