Surpreendentemente, a Emdoor exibiu um PC portátil para jogos com Intel Meteor Lake-H, um processador ainda não lançado com a Intel.
A fabricante chinesa de dispositivos Emdoor, que provavelmente é mais conhecida atualmente por seus tablets robustos, exibiu algo um pouco diferente na Feira de Eletrônicos de Hong Kong esta semana: o primeiro PC portátil para jogos da empresa.
Emdoor exibiu um PC portátil para jogos com Intel Meteor Lake-H
O Notebook Italia deu uma olhada no próximo portátil e, embora se pareça muito com muitos outros modelos que vimos nos últimos anos, há uma coisa que faz este modelo se destacar: ele é equipado com um processador Intel Meteor Lake-H inédito com gráficos integrados Intel Arc 5.
A Intel ainda não lançou seus processadores Meteor Lake e, embora não seja exatamente inédito para uma empresa exibir um produto com um processador inédito, eles geralmente não fornecem muitos detalhes sobre os recursos desses chips (ou o nomes), então na maioria das vezes ouvimos que um produto terá algo como um “processador Intel Mobile de última geração”.
Mas Emdoor nos informou que este portátil é equipado com um processador Intel “Meteor Lake” série H de 14ª geração baseado na próxima arquitetura Meteor Lake da Intel, e que o chip terá uma faixa de TDP de 20 a 35 watts e um próximo – gen gen iGPU baseado na arquitetura gráfica Arc da Intel.
Isso poderia tornar o próximo portátil competitivo com alguns dos modelos mais poderosos da atualidade, que tendem a apresentar chips AMD como o Ryzen 7 7840U ou Ryzen Z1 Extreme, já que tendem a oferecer melhor desempenho gráfico e eficiência do que os chips móveis Intel de 12ª e 13ª geração.
No entanto, o aumento de desempenho pode ter um preço alto – Emdoor diz que quando executado nas configurações de desempenho mais altas, seu computador de mão obtém menos de uma hora de duração da bateria.
Mas deve durar mais se você diminuir as configurações de desempenho e/ou executar jogos ou outros aplicativos menos exigentes.
Embora o processador seja provavelmente a coisa mais interessante do portátil Emdoor, outros recursos não parecem tão ruins.
Espera-se que ele suporte até 32 GB de memória LPDDR5x e tenha um slot M.2 2280 para até 2 TB de armazenamento PCIe Gen 4×4.
Possui uma tela de 8 polegadas, 1920 x 1200 pixels com brilho de até 350 nits.
E possui um conjunto de portas que inclui duas portas USB4 com funções completas (com suporte para carregamento, dados e saída de vídeo), uma única porta USB 2.0 Tipo A (presumivelmente para um teclado ou outros dispositivos que não precisam de um conexão de alta velocidade), um conector de microfone/fone de ouvido de 3,5 mm e um leitor de cartão microSD.
O computador possui um ventilador para resfriamento ativo, com uma entrada de ar na parte traseira e uma na parte superior, alto-falantes estéreo e botões de volume e energia na parte superior.
Os recursos do controlador de jogo incluem dois manípulos analógicos com retroiluminação RGB, um D-Pad, botões de ação, gatilhos de ombro e dois botões personalizáveis na parte traseira do portátil.
O sistema foi projetado para rodar Windows 11 e atualmente tem o nome atraente de EM-GP080MTL, mas não ficaria surpreso se a Emdoor desse ao computador um nome mais amigável ao consumidor no futuro ou fizesse parceria com outra empresa para colocar uma marca diferente no produto final, se e quando ele chegar ao mercado.