Uma recente troca de tuítes entre o CEO do banco SVB e o CEO do Twitter revelou que Elon Musk tem interesse em comprar o Silicon Valley Bank.
Se você ainda não sabe, na sexta-feira, 10 de março de 2023, as autoridades dos Estados Unidos fecharam o Silicon Valley Bank (SVB) e apreenderam todos os seus ativos. O fechamento do SVB o torna o maior banco de varejo a falir desde 2008.
Isso tem causado muito pânico no mundo do mercado financeiro. Bilhões de dinheiro pertencentes a empresas e investidores permanecem presos.
Desde que a notícia estourou, muitas pessoas ao redor do mundo mostraram suas preocupações em suas várias plataformas de mídia social. Como seria de esperar, Elon Musk é um dos que compartilham suas opiniões pessoais sobre o assunto.
O tweet do CEO do Twitter saiu depois que o CEO da Razer, Min-Liang Tan, sugeriu uma ideia a Musk.
Em seu tweet, Tan sugeriu que o Twitter compre o SVB e o converta em banco digital. Isso não passou despercebido pelo CEO do Twitter, Elon Musk, fazendo-o responder com o tweet: “Estou aberto à ideia”.
I think Twitter should buy SVB and become a digital bank.
— Min-Liang Tan (@minliangtan) March 11, 2023
Elon Musk quer comprar o Silicon Valley Bank
Como uma plataforma que dá igual direito de expressão a todos os usuários, a resposta de Musk atraiu muitas reações contraditórias. Um usuário que não parecia ser fã da ideia respondeu com “E vender outros US$ 20 bilhões em ações da Tesla. Não, obrigado!”.
Outro usuário também decidiu aproveitar a oportunidade para atacar Musk dizendo: “Sim, dê a ele algo para mantê-lo ocupado. Quase não tem o que fazer”.
Um usuário que parece concordar com a ideia também pediu a Musk que adicionasse o negócio bancário ao seu ecossistema. “Só está faltando um banco em seu ecossistema”, dizia o comentário.
Realmente, ele não teve banco, mas ele já atuou no mercado de finanças, afinal, a venda do Paypal foi um dos fatores que o tornaram milionário.
Como um banco que se concentra em emprestar dinheiro para empresas iniciantes, as ações do SVB caíram 60% em uma semana, o que levou os reguladores a fechá-lo.
A gênese da paralisação do SVB começou quando o banco anunciou que estava vendendo parte de suas ações por falta de dinheiro. Isso porque eles estavam perdendo os depósitos dos clientes.
Esta notícia fez com que o mercado de ações respondesse imediatamente, reduzindo assim as ações do SVB em 60%.
Quando isso aconteceu, o Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia ordenou o fechamento imediato do banco. Os reguladores então escolheram a Federal Deposit Insurance Cooperation para lidar com todas as tarefas relacionadas ao fechamento do SVB.
Vale a pena notar que o SVB era um dos maiores bancos do país, com cerca de 17 agências apenas na Califórnia e em Massachusetts. O DFPI também informou que, ao final do dia útil de 9 de março, o SVB tinha um saldo negativo de caixa de US$ 958 milhões.