Pouco tempo depois de processar a empresa por trás do ChatGPT, agora, Elon Musk desistiu de seu caso contra a OpenAI.
Em fevereiro, a máquina de memes bilionária Elon Musk entrou com uma ação contra a OpenAI. Ele alegou que a empresa traiu sua visão original e basicamente se tornou uma máquina de lucro para a Microsoft.
As notícias sobre esse caso diminuíram com o passar do tempo, mas parece que Musk mudou de idéia, pois ele desistiu de seu caso contra a OpenAI.
Elon Musk desistiu de seu caso contra a OpenAI
Sim. Elon Musk desistiu de seu caso contra a OpenAI. Elon Musk já tinha ligações com a OpenAI; ele foi um dos cofundadores da empresa. Musk esteve envolvido com a empresa até sair. Agora que o xAI está funcionando, ele tem sua própria empresa focada em IA.
Seja como for, ele ainda não terminou com o OpenAI. Ele entrou com uma ação judicial contra a empresa reclamando que ela basicamente se tornou uma empresa fechada com fins lucrativos, em vez de uma empresa sem fins lucrativos que fornece IA para todos.
Ele também reclamou que a empresa mantém o código-fonte do ChatGPT trancado a portas fechadas. Existem outros LLMs com seu código-fonte disponível ao público, então ele lançou uma luz negativa sobre o OpenAI.
Somando-se às reclamações, Musk também falou sobre a estreita parceria da empresa com a Microsoft. Em vez de ser uma empresa independente de IA, basicamente se tornou uma subsidiária aos seus olhos. Ele sente que a empresa se tornou uma máquina de lucro para a Microsoft.
Em seu processo, ele queria forçar a OpenAI a tornar seu código-fonte gratuito para o público.
Elon não é o único nesta luta a ter garras. Como resposta, a OpenAI divulgou alguns e-mails basicamente revelando informações contundentes.
Eles revelam que Elon originalmente queria que a OpenAI fizesse praticamente a mesma coisa pela qual está repreendendo a empresa.
Houve e-mails trocados entre Musk e outros funcionários que mostravam que Musk queria que a OpenAI fosse uma sub marca da Tesla.
Ele queria que a OpenAI se beneficiasse do dinheiro que a Tesla estava gerando. Isso não é diferente de como a OpenAI se beneficia do dinheiro que a Microsoft lhe dá. Além disso, Musk concordou que o código-fonte deveria ser mantido dentro da empresa.
Elon Musk desistiu do caso contra OpenAI
Em uma reviravolta surpreendente, Musk simplesmente desistiu do caso contra a OpenAI.
De acordo com um novo relatório, ele desistiu do caso apenas um dia antes da audiência em que o juiz analisaria o pedido da OpenAI para encerrar o caso. Então, é estranho que ele tenha cronometrado assim.
O caso foi arquivado, mas há a chance de ele trazer o caso de volta. Embora pareça improvável que ele faça isso, é difícil prever Elon Musk. Então, ninguém sabe.