Segundo Cassidy James Blaede, cofundador e CXO da Elementary, o elementary OS 7 será baseado no Ubuntu 22.04 LTS e terá apps GTK4.
Enquanto muitos usuários começaram a desfruta de sua nova instalação do elementary OS 6.1, o pessoal do elementary já deu início ao ciclo de desenvolvimento do próximo grande lançamento que será lançado ainda este ano, o elementary OS 7.
O cofundador da Elementary e CXO Cassidy James Blaede fala em uma postagem recente no blog sobre alguns dos recursos e aprimoramentos que podem ou não chegar à versão final do OS 7 do elementary.
De cara, o desenvolvedor revelou o fato de que o elementary OS 7 está sendo construído em cima da próxima série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), que também está em desenvolvimento pesado nos laboratórios da Canonical.
elementary OS 7 será baseado no Ubuntu 22.04 LTS e terá apps GTK4
Sim. O elementary OS 7 será baseado no Ubuntu 22.04 LTS e terá apps GTK4.
O lado bom do elementary OS 7 ser baseado em uma série Ubuntu LTS, significa que a próxima versão principal do sistema operacional elementary também pode ser suportada por vários anos com lançamentos pontuais menores que trazem novas tecnologias e as versões de pacotes mais recentes do upstream, bem como o fato de que será construído em topo de uma plataforma sólida.
Mas, diferente do seu sistema base, enquanto a Canonical decidiu evitar aplicativos GTK4 o máximo possível no Ubuntu 22.04 LTS, os desenvolvedores do elementary estão fazendo o oposto, prometendo que “o elementary OS 7 virá com GTK4 nativamente”.
Além disso, eles também estão adotando a biblioteca libadwaita, projetada para fornecer uma preferência de estilo escuro à maioria dos aplicativos GTK4.
Segundo Cassidy James Blaede:
“Estamos trabalhando ativamente para portar vários aplicativos e componentes de desktop para GTK4 e Granite 7 para aproveitar os recursos mais recentes e melhorar o desempenho.”
O elementary OS 7 também promete recursos aprimorados de gerenciamento de energia e configurações de bateria para permitir que você configure o sistema para modo de economia de energia, balanceado ou de desempenho, juntamente com uma nova seção de integridade/status da bateria para usuários de laptop.
Duas outras grandes mudanças podem estar chegando ao sistema operacional elementar com o próximo grande lançamento, ou seja, atualizações automáticas no AppCenter e um aplicativo de música completamente renovado, escrito desde o início no GTK4.
Para completar, Cassidy James Blaede revelou o fato de que a equipe elementar está considerando um recurso de “atualização do SO” para o lançamento do elementary OS 7, finalmente permitindo que os usuários atualizem entre as versões principais sem baixar uma nova imagem ISO.
Infelizmente, isso está em um estágio muito inicial ainda e pode não chegar à versão final.
Boas notícias para os primeiros adeptos e usuários de ponta, já que as compilações diárias do elementary OS 7 estão agora disponíveis por meio da iniciativa Early Access do projeto.
A data final de lançamento e o codinome ainda não foram revelados, portanto, fique ligado neste espaço para mais notícias sobre o próximo lançamento principal do elementary OS.