A equipe elementary anunciou a disponibilidade oficial do sistema elementary OS 5.1 Hera. Confiras as novidades e descubra onde baixar a distro.
O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu que apresenta o ambiente de desktop Pantheon e um conjunto de aplicativos customizado.
Elementary OS vem com um ambiente de área de trabalho chamado Pantheon e muitos aplicativos personalizados, incluindo fotos, músicas, vídeos, calendário, terminal, arquivos e muito mais.
Como é baseado no Ubuntu, o Elementary OS vem com o Kernel padrão da versão, porém, usa o Epiphany como novo navegador padrão.
Agora, finalmente a equipe elementary anunciou a disponibilidade oficial do sistema operacional elementary OS 5.1 “Hera”, uma grande atualização que adiciona muitas melhorias e novos recursos, além de componentes atualizados e novas obras de arte.
Novidades do elementary OS 5.1 Hera
Esta grande atualização do sistema operacional elementary traz inúmeras alterações e melhorias, incluindo suporte nativo ao Flatpak, uma frente de loja mais rápida do App Center e muitos refinamentos pensados na interface do usuário sob medida do sistema.
OS 5.1 elementar “Hera” é o ponto culminante de um ano de trabalho árduo, durante o qual a equipe de desenvolvimento implementou o suporte Flatpak pronto para uso para tornar mais fácil e seguro para os usuários instalar aplicativos de terceiros que não estão disponíveis no AppCenter, mas são essenciais para as tarefas diárias.
Uma atualização gratuita para usuários de sistemas operacionais existentes, o Hera uplift também apresenta o Linux Kernel 5.0, cortesia da recente atualização da pilha de ativação de hardware LTS do Ubuntu.
A maior parte das alterações oferecidas na atualização elementar do OS 5.1 não é estritamente nova, pois foram implementadas iterativamente por meio de atualizações de software da versão 5.0 Juno do elementary.
Confira os detsaques dessa atualizão:
- Nova experiência de primeira execução e ferramenta de embarque;
- Suporte nativo para Flatpak;
- Greeter redesenhado (tela de login);
- Acessibilidade melhorada;
- Melhorias nas várias configurações do sistema;
- Atualizações de aplicativos;
- Atalhos do teclado;
- Novo kernel Linux 5;
Diz-se que o “AppCenter” (ferramenta de software personalizada do SO elementary) carrega 10x mais rápido no Hera que no Juno. E como citado acima, ele também oferece suporte nativo para aplicativos Flatpak.
Falando de suporte ao Flatpak, também foi incluído nessa versão um novo utilitário básico do sistema operacional chamado Sideload. Isso (como o nome sugere) é usado para manipular arquivos .flatpakref
baixados de outros repositórios Flatpak, como o Flathub.
Sobre isso, Cassidy James Blaede, co-fundador e CXO of elementary disse o seguinte:
“Em vez de encorajar os usuários a irem para um terminal, adicionar PPAs inerentemente inseguros ou instalar pacotes que acabam obtendo acesso root ao sistema, criamos um novo utilitário básico de sistema operacional chamado Sideload para tornar extremamente fácil o sideload de aplicativos Flatpak.”
Como o elementary OS 5.1 é construído na mesma base Ubuntu 18.04 LTS, todos os aplicativos de terceiros lançados para o “Juno” estão presentes e funcionando aqui.
Uma lista de painéis de configurações do sistema foi refinada, rejeitada e/ou expandida, incluindo painéis para Bluetooth, Som e Vídeo.
Houve uma ênfase particular no melhoramento da acessibilidade (por exemplo, no suporte a alertas visuais, além dos audíveis, e na opção de ignorar o touchpad quando um mouse é conectado.
Melhorar a capacidade de descoberta de atalhos de teclado é uma alteração geral do sistema que é bastante notável, principalmente devido ao estilo aprimorado das teclas pressionadas nos menus dos aplicativos.
Se o elementary SO é famoso por qualquer coisa, é a sua seleção de aplicativos caseiros, por isso a versão 5.1 oferece uma dose considerável de melhorias nos aplicativos principais, incluindo o Calendário (tem uma aparência mais brilhante com pontos de evento), Câmera (funciona com mais webcams) e Fotos (caixas de diálogo aprimoradas do aplicativo).
O aplicativo Files adquire suporte para a API CloudProviders (que poucos serviços utilizam), enquanto a ferramenta de editor de código possui uma melhor integração ao Git.
Além disso, o elementary OS adicionou três novos papéis de parede de alta qualidade.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o elementary OS 5.1 Hera
Os usuários existentes do sistema operacional elementar podem atualizar para o elementary 5.1 direct, sem necessidade de reinstalar.
Dito isso, se você não pagou anteriormente pelo sistema operacional, pode ser necessário instalar a atualização manualmente, pois o (IIRC) elementary fez das atualizações automáticas para pacotes não relacionados à segurança um recurso pago.
E a imagem ISO do elementary OS 5.1 Hera já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 466