Boa notícia para quem pensa em comprar um laptop Slimbook, o projeto elementary anunciou a adesão do Slimbook ao seu programa de varejo.
elementary, o projeto encarregado do conhecido derivado do Ubuntu que se destaca como um belo sistema operacional (e para muitos claramente inspirado no macOS), anunciou que a montadora espanhola Slimbook aderiu ao seu programa de varejo.
Com este acordo, a empresa de origem valenciana compromete-se a vender computadores com o elementary OS como sistema pré-instalado (ou pelo menos colocá-lo entre as opções).
elementary anunciou a adesão do Slimbook ao seu programa de varejo
Este anúncio coincide com o recente lançamento do Slimbook Essential 15, um laptop de preço acessível com o qual a montadora pretende ampliar o número de perfis de usuários que já cobriu.
Esta equipa é baseada na tecnologia Intel Comet Lake para processador e gráficos e oferece um grande número de opções de configuração, todas acompanhadas pelo tradicionalmente fiável Intel Wi-Fi e um preço base de 499 euros.
Obviamente, o sistema operacional elementar está entre os sistemas disponibilizados.
Além do Slimbook, a elementary anunciou atualizações de dois outros varejistas, Laptop with Linux e Star Labs.
Recentemente foram lançado dois modelos de notebook com Linux, Tongfang de 14 e 15,6 polegadas com a tecnologia AMD Ryzen Renoir como processador.
“Esses novos modelos têm um chassi de liga de magnésio leve, porém durável, telas IPS e um processador AMD Ryzen 7 4800H (high-end) com até 8 núcleos.”
Seu preço base é de US$ 740.
Além disso, as vendas mundiais foram abertas, sem imposto de valor agregado para remessas fora da União Europeia, e o logotipo elementar aparecerá na superchave (também conhecida como “chave do Windows”).
Da Star Labs, foi lançado o Lite Mk III,
“Um laptop pequeno, sem ventilador, mas equipado com uma tela IPS fosca de 11 polegadas. Ele tem um teclado retroiluminado, um painel de toque de vidro, alto-falantes estéreo e carrega via USB Type-C ”, tudo com um preço base de $ 432.
Por outro lado, Star Labs irá incorporar Coreboot como firmware no LabTop Mk IV, o que deve se traduzir em tempos de inicialização mais curtos e uma inicialização mais aberta e verificável.
Os responsáveis pela distribuição dizem que, com a adição do Slimbook, existem atualmente um total de duas dúzias de computadores de diferentes varejistas que podem vir com sistemas operacionais elementares pré-instalados.
O terreno OEM nunca foi fácil para as distribuições GNU / Linux, e aqui devemos adicionar a competição interna gerada pela natureza de software livre do sistema, o que pode tornar necessário redobrar os esforços para ganhar terreno.