Segundo uma postagem no Reddit, um hacker criou um eGPU que pode se conectar a PCs Asus com interface XG Mobile e ainda é de código aberto.
A linha de docks gráficos Asus ROG XG Mobile foi projetada para permitir que você adicione uma GPU externa de alto desempenho ao PC portátil para jogos Asus ROG Ally ou à linha Asus ROG Flow de laptops para jogos finos e leves.
Como o dock usa um conector XG Mobile proprietário, ele pode suportar velocidades de transferência de dados de até 64 Gbps, tornando-o muito mais rápido do que um dock Thunderbolt 3/4, que atinge 40 Gbps.
Mas os docks ROG XG Mobile não oferecem aos jogadores muitas opções quando se trata de placas gráficas. E são caros: o dock ROG XG Mobile (2023) com placa gráfica móvel NVIDIA GeForce RTX 4090 custa US$ 2.000.
Porém, um hacker de hardware projetou uma solução: um eGPU de código aberto que pode se conectar a qualquer computador Asus com uma interface XG Mobile.
eGPU pode se conectar a PCs Asus com interface XG Mobile
Em uma postagem no subreddit /r/ROGAlly, osy86 descreve o documento eGPU de código aberto “XG Mobile Station”. A interface Asus XG Mobile é basicamente uma solução proprietária para conectar hardware PCIe Gen 3 a um computador.
A Asus poderia ter conseguido o mesmo usando o OCuLink, que se tornou cada vez mais comum em computadores de mão, mini PCs e laptops no último ano.
Mas os primeiros computadores compatíveis com ROG XG Mobile chegaram às ruas numa época em que o OCuLink só era realmente usado em data centers. E OCuLink é uma tecnologia que está em seus últimos estágios (eventualmente será substituída pelo CopprLink).
Como a interface móvel ROG XG é proprietária, osy86 diz que foram necessários vários meses de “engenharia reversa lenta de todo o hardware e software” para projetar uma docking station eGPU que fosse compatível com as linhas de produtos ROG Ally e ROG Flow.
O resultado é uma placa de circuito impresso (PCB) que permite conectar qualquer placa PCIe 3.0 a um dispositivo Asus. Quando usado com um ROG Ally você obtém uma conexão PCIe 3.0 x4, enquanto os laptops ROG Flow de 2022 ou 2023 suportam PCIe 3.0 x8.
A placa foi projetada especificamente para substituir a placa-mãe no dock eGPU Asus XG Station Pro Thunderbolt 3, e quem quiser usar o PCB com esse dock pode simplesmente seguir as instruções para que um seja fabricado pela JLCPPCB.
Mas como todo o projeto é de código aberto, pessoas com conhecimento provavelmente podem modificar os designs para funcionar com outros gabinetes disponíveis no mercado ou projetar os seus próprios.
Embora este seja um projeto muito legal para quem procura uma maneira mais barata de adicionar um eGPU aos laptops e portáteis Asus ROG, ele chega em um momento interessante: osy86 divulgou informações sobre o projeto XG Mobile Station no mesmo dia em que o Asus ROG Ally X foi lançado.
Uma das diferenças entre o ROG Ally X e o ROG Ally original? O novo modelo possui uma porta USB4 de 40 Gbps em vez de um conector XG Mobile, pois embora não seja tão rápido, é mais versátil e pode ser usado com uma gama mais ampla de dispositivos.
Você pode ler mais sobre os detalhes técnicos por trás do projeto XG Mobile Station na postagem do reddit do osy86 e na página GitHub do projeto.