Dando continuidade à nova geração de sistemas Reiser, Edward Shishkin está trabalhando em novos recursos no Reiser5. Confira as novidades.
O ReiserFS é um sistema de arquivos com diário de uso geral, projetado e implementado por uma equipe da Namesys liderada por Hans Reiser. Mas Hans Reiser foi condenado por assassinato em 28 de abril de 2008, deixando o futuro do Reiser4 incerto.
Após sua prisão, os funcionários da Namesys tiveram a garantia de que continuariam trabalhando e que os eventos não atrasariam o desenvolvimento do software no futuro imediato.
Em janeiro de 2008, Edward Shishkin, funcionário e programador da Namesys, foi citado em uma entrevista à CNET dizendo: “A atividade comercial da Namesys parou”.
Shishkin e outros continuaram o desenvolvimento do Reiser4, disponibilizando o código fonte no site da Shishkin, posteriormente transferido para kernel.org. Desde 2008, os funcionários da Namesys receberam 100% de seu financiamento patrocinado pela DARPA.
Em 2010, Michael Larabel do site Phoronix escreveu que Edward Shishkin estava explorando opções para que o Reiser4 fosse incorporado à linha principal do kernel do Linux.
Já em 2015, Michael Larabel mencionou que é improvável que isso aconteça sem o apoio da empresa e, em abril de 2019, sugeriu que o principal obstáculo poderia ser a renomeação de Reiser4 para evitar referência ao autor inicial que foi condenado por assassinato.
Shishkin anunciou um sistema de arquivos Reiser5 em 31 de dezembro de 2019.
Sim. O Reiser5 foi anunciado na véspera de Ano Novo com suporte para volumes locais e suporte à expansão paralela e outras melhorias ao longo do desenvolvimento, mas nunca integrou o Reiser4.
Mas Embora o Reiser5 não tenha sido recebido com entusiasmo, Edward Shishkin continuou trabalhando neste sistema de arquivos de última geração e recentemente anunciou a última rodada de melhorias.
Edward Shishkin está trabalhando em novos recursos no Reiser5
Dentre as novidades, Shishkin anunciou o suporte para descarregamento de picos de carga de E/S em um dispositivo proxy com o Reiser5,
“Agora você pode adicionar um pequeno dispositivo de bloco de alto desempenho ao seu grande volume lógico composto por discos de mercadorias relativamente lentos e ter a impressão de que todo o seu volume tem uma taxa de transferência tão alta quanto a do dispositivo” proxy “!”
O ex-desenvolvedor da Namesys, que trabalhou anteriormente com Hans Reiser, também anunciou trabalhos sobre acelerações de atualizações atômicas no espaço do usuário, aceleração de todas as modificações síncronas, migração de metadados e trabalhos relacionados em andamento.
Os interessados em alguns dos mais recentes trabalhos de inovação de sistemas de arquivos que acontecem como parte do Reiser5 podem ler este tópico da lista de discussão publicado minutos atrás por Edward Shishkin.
Ao acompanhar o trabalho mais recente, Shishkin publicou patches Reiser5 atualizados para o driver do kernel e os programas de espaço do usuário.
- Como instalar o jogo AstroMenace no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Biplanes Revival no Linux via Flatpak
- Instalando o simulador de corridas Speed Dreams no Linux
- Como instalar o jogo de corrida SuperTuxKart no Linux