E foi lançado o Bluefish Editor 2.2.14 com correção de bugs. Confira as novidades e veja como instalar esse aplicativo no Linux.
O Bluefish Editor é geralmente considerado uma excelente opção para desenvolvedores e designers da Web, iniciantes e especialistas, para o desenvolvimento de páginas e sites, e muitos outros projetos de programação em geral.
Já falei sobre o Bluefish em um artigo anteriore, porque ele é realmente muito útil e prático em sua categoria.
Conheça algumas boas opções de editores de código para Linux
Com seu amplo conjunto de recursos, ele pode fazer quase qualquer coisa como um IDE. Ele também oferece todos os tipos de recursos avançados de edição, como recuo automático e preenchimento automático, para muitas funções e bibliotecas em muitas linguagens de programação.
Uma característica interessante do Bluefish é sua integração com programas de terceiros. O Bluefish é versátil para suportar diferentes idiomas.
Ele suporta Ada, ASP.NET, VBS, C/C++, CSS, CFML, Clojure, D, gettextPO, Google Go, HTML, XHTML, HTML5, Java, JSP, JavaScript, jQuery e Lua.
A página do site desse aplicativo o descreve assim:
“O Bluefish é uma das melhores opções para desenvolvedores e web designers, iniciantes e experientes, para o desenvolvimento de sites e páginas dinâmicos, scripts e códigos de programação geral. Certamente o Bluefish é conhecido como editor de HTML, mas seus recursos vão muito além. O Bluefish é gratuito, sob a licença GPL, e está disponível para plataformas Linux, Solaris, OS X e Windows.”
Agora, esse mesmo site oficial anunciou a disponibilidade da nova versão 2.2.14.
Novidades do Bluefish Editor 2.2.13
O Bluefish 2.2.14, que corrigiu falhas ao excluir arquivos de backup ao fechar, ao fechar algumas das caixas de diálogo no aplicativo flatpak e quando o arquivo de linguagem CSS foi carregado em um sistema de 32 bits.
Além disso, a versão corrigiu a funcionalidade zencoding com python3, adicionou a opção para armazenar o escopo da caixa de diálogo de pesquisa na sessão ou projeto que foi removido na versão 2.2.12.
Para completar, Bluefish 2.2.14, melhora a velocidade do código dos favoritos.
Para saber mais sobre essa versão do Bluefish Editor, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Bluefish Editor
Para instalar a versão mais recente do Bluefish Editor nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de código Bluefish no Linux via Flatpak