Finalmente o Edge beta agora está disponível para sistemas Linux. Confira os detalhes dessa versão e veja onde baixar para instalar e testar.
A mudança do motor para o Chromium fez muito bem ao navegador da Microsoft. Até então eu usava um que, embora fosse verdade que melhorava muito o Internet Explorer, não estava desmarcado o suficiente, algo que ficava claro só de olhar para seu ícone.
Agora ele se tornou um dos rivais mais ferozes do Google Chrome, especialmente para usuários do Windows que o ativam por padrão. O Edge é um pouco mais difícil no Linux, mas leva passos devagar e com boa caligrafia.
Por cerca de seis meses, o Microsoft Edge esteve disponível para usuários de sistemas usando o kernel Linus Torvalds no canal Dev, mas muitos recursos estavam faltando.
Mais tarde, a empresa famosa por desenvolver o Windows estava adicionando funções e agora eles decidiram lançar a versão beta para Linux.
Edge beta agora está disponível para sistemas Linux
A versão do canal Dev é para desenvolvedores (desenvolvedores) ou para aqueles que querem experimentar tudo o que há de novo no navegador, sabendo que provavelmente encontrarão bugs. A versão do canal beta agora está mais estável.
No momento, a Microsoft não forneceu uma data de lançamento para a versão estável, mas pode demorar quatro semanas. É o que outros navegadores geralmente usam, mas pode não ser cumprido com o Edge porque é o primeiro beta.
“O canal Beta é a experiência de visualização mais estável do Microsoft Edge. Com grandes atualizações a cada 6 semanas, cada versão incorpora aprendizados e melhorias de nossas compilações de Dev.”
Como nas versões anteriores, o Edge para Linux beta está disponível em pacotes DEB e RPM e pode ser baixado neste link. Os usuários de distribuições baseadas no Arch Linux também o têm disponível no mágico AUR.
Para os usuários que desejam “um Chrome” menos vinculado ao Google, as opções que recomendo são Brave sobre o Chromium porque oferece sincronização e outras funções, ou Vivaldi para os usuários mais exigentes, embora este último não se assemelhe ao navegador da busca empresa. Para quem usa Windows e Linux apenas ocasionalmente, o Edge é sua melhor opção.