Eclipse Foundation anunciou um Edge Native Working Group

A Eclipse Foundation anunciou um Edge Native Working Group voltado para o desenvolvimento de código aberto para computação em borda. Confira os detalhes dessa nova iniciativa.

Eclipse Foundation é uma fundação sem fins lucrativos, formada por membros que apoiam e desenvolvem software livre Eclipse Projects que ajudam e cultivam tanto uma comunidade de código aberto, como também um ecossistema de produtos e serviços complementares.

Eclipse Foundation anunciou um Edge Native Working Group

E é com o foco nesses últimos itens que essa entidade está dando inicio a uma nova e promissora iniciativa.

Eclipse Foundation anunciou um Edge Native Working Group

A Eclipse Foundation anunciou um “Edge Native Working Group” para desenvolver software de código aberto para computação em borda, começando com seus projetos Eclipse ioFog e Eclipse fog05. Os membros incluem Adlink, Bosch, Edgeworx, Eurotech, Huawei, Intel, Kynetics e Siemens.

O Edge Native Working Group é uma “colaboração do setor de fornecedor neutro e de código primeiro que impulsionará a evolução e a ampla adoção de software de código aberto para computação de borda”, diz a Eclipse Foundation.

O novo grupo de trabalho desenvolverá uma pilha de software de ponta a ponta que suportará IoT, IA, veículos autônomos e muito mais.

Os membros fundadores incluem Adlink, Bosch, Edgeworx, Eurotech, Huawei, Intel, Kynetics e Siemens. A Intel e a Huawei também são membros da maior organização guarda-chuva de computação de ponta da Linux Foundation, a LF Edge, que se preocupa da mesma forma com a conexão de poderosos computadores de ponta embarcados com tecnologias nativas da nuvem, como o Kubernetes.

Conforme definido nesta postagem do blog sobre o lançamento do Edge Native Working Group pelo diretor executivo da Eclipse Foundation, Mike Milinkovich:

“A computação em borda é mais uma abordagem de cima para baixo, na qual as pessoas procuram como podem aproveitar a nova geração de infraestrutura em nuvem e usar para resolver problemas na borda da rede … Além disso, o requisito de lidar com a orquestração transparente de microsserviços de nuvem para borda é fundamental.”


O foco inicial será nos projetos Eclipse ioFog e Ecl0 fog05 existentes.

Além disso, o grupo desenvolverá “várias camadas de software na borda da rede que permitirão que outros criem aplicativos personalizados para suas próprias implementações específicas”, incluindo varejo, ambientes de operadora, 5G, IoT e Industry 4.0 ou aplicativos de fabricação inteligentes.

O grupo se concentrará no desenvolvimento de um cenário heterogêneo de hardware e na solução de desafios de computação de ponta, incluindo baixa largura de banda, latência, energia limitada e segurança.

O Eclipse ioFog é um projeto contribuído pela Edgeworx, criado para criar uma ECN (Edge Compute Network) distribuída, permitindo que os usuários “executem qualquer microsserviço nele de forma dinâmica, segura e remota”.

O software suportado Debian e Mac Homebrew abrange um agente de ponta para microsserviços, um controlador para controlar remotamente esses microsserviços e um conector que intermedia as comunicações ponto a ponto entre eles “através de redes complexas”. Todos esses componentes são implantados no Docker 1.10+ containers.

Diagrama conceitual do eclipse fog05

Enquanto isso, o Eclipse fog05 parece ser mais um projeto caseiro do Eclipse no qual o Adlink está assumindo a liderança.

É definida como “uma plataforma de computação em nevoeiro que fornece o equivalente a IaaS na nuvem, além de alguns serviços fundamentais de PaaS”. Provavelmente, está relacionada à recentemente anunciada plataforma Adlink Edge da Adlink.

O Eclipse fog05 é uma “infraestrutura escalável” emergente destinada a virtualizar recursos de computação, armazenamento e comunicação de ponta a ponta da nuvem para o dispositivo de borda.

Ele também fornecerá uma abstração unificada para provisionar, gerenciar e monitorar aplicativos que funcionam por todo esse continuum. A plataforma fog05 usará a virtualização de dados como um serviço básico para análises, monitoramento e muito mais.

A comunidade IoT da Eclipse Foundation “sozinha” representa uma das maiores colaborações de código aberto do mundo, abrangendo 41 projetos de mais de 40 membros e mais de 4 milhões de linhas de código, diz a Fundação.

Sua mais recente pesquisa de IoT para desenvolvedores de 1.717 desenvolvedores Eclipse, publicada em abril, revelou um uso crescente do Linux (76%), Arm (70%) e MQTT (42%), entre outras descobertas.
 

Outras informações

As organizações e os desenvolvedores individuais são incentivados a ingressar no Edge Native Working Group.

Mais informações podem ser encontradas no anúncio da Eclipse Foundation. A Eclipse Foundation apresentará o Edge Native Working Group na conferência Edge Computing World no Museu de História da Computação em San Jose de 9 a 12 de dezembro.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile