Barry Kauler anunciou o lançamento do EasyOS 3.1 com atualizações e mudanças no layout do sistema de arquivos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O EasyOS é uma distribuição Linux experimental que utiliza muitas das tecnologias e formatos de pacote pioneiros no Puppy Linux.
A distribuição apresenta a tecnologia de contêiner personalizada chamada Easy Containers, que pode executar aplicativos ou todo o ambiente de desktop em um contêiner.
Pacotes, configurações da área de trabalho, rede e compartilhamento de recursos pela rede podem ser controlados por meio de utilitários gráficos.
Agora, Barry Kauler anunciou o lançamento do EasyOS 3.1.
Novidades do EasyOS 3.1
Essa distribuição leve apresenta tecnologia de contêiner fácil de usar, que pode criar uma área restrita de aplicativos específicos ou de todo o ambiente de área de trabalho.
EasyOS 3.1 inclui uma série de atualizações e mudanças no layout do sistema de arquivos.
Houve mudanças funcionais importantes: os aplicativos agora podem ser executados sem root, cada um como seu próprio usuário e grupo, e a hierarquia de pastas se tornou mais convencional, com /clientes se tornando /home e /home se tornando /arquivos.
Além de corrigir problemas no 3.0 devido às mudanças na hierarquia de diretórios, a versão 3.1 melhorou bastante a configuração de vídeo e o perfil de hardware.
Além disso, existem novos servidores e clientes RDP, VNC e SSH disponíveis por meio do gerenciador de pacotes. Muita atenção foi dada à inicialização do EasyOS a partir de um stick USB em diferentes computadores.
O perfil de hardware significa que qualquer configuração de vídeo, bluetooth e áudio em um computador é lembrada e selecionada automaticamente na próxima inicialização no mesmo computador.
Também foi dada atenção à situação em que o vídeo é interrompido na inicialização, como uma tela preta. Há uma nova entrada no menu de inicialização ‘Corrigir vídeo quebrado’.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o EasyOS 3.1
A imagem ISO do EasyOS 3.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux