Barry Kauler anunciou o lançamento do EasyOS 2.9 com kernel 5.10.61, atualizações, e algumas correções de bugs. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O EasyOS é uma distribuição experimental do Linux que utiliza muitas das tecnologias e formatos de pacote pioneiros no Puppy Linux.
A distribuição apresenta a tecnologia de contêiner personalizada chamada Easy Containers, que pode executar aplicativos ou todo o ambiente de desktop em um contêiner.
Pacotes, configurações da área de trabalho, rede e compartilhamento de recursos pela rede podem ser controlados por meio de utilitários gráficos.
Agora, Barry Kauler anunciou o lançamento do EasyOS 2.9.
Novidades do EasyOS 2.9
Esta versão foi completamente recompilada em OpenEmbedded (um framework de construção para Linux embarcado), com algumas atualizações de versão do pacote.
A versão 2.9 é a mais recente da “série Dunfell”, o nome derivado do lançamento Dunfell do OpenEmbedded (OE). A versão 2.9 é uma recompilação completa em OE, com atualizações de versão do pacote. Também foram atualizados SeaMonkey, agora 2.53.9, e o kernel Linux, agora 5.10.61.
“Alterações que geralmente não são anunciadas, às vezes substituo os miniaplicativos do Busybox pelas versões completas, de ‘coreutils’ ou ‘util-linux’, quando encontro um erro devido ao miniaplicativo do Busybox não suportar as opções de linha de comando exigidas.”
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o EasyOS 2.9
A imagem ISO do EasyOS 2.9 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux