Barry Kauler anunciou o lançamento do EasyOS 5.4 com quatro gerenciadores de pacotes. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
O EasyOS é uma distribuição experimental do Linux que utiliza muitas das tecnologias e formatos de pacote pioneiros no Puppy Linux.
A distribuição apresenta a tecnologia de contêiner personalizada chamada Easy Containers, que pode executar aplicativos ou todo o ambiente de desktop em um contêiner.
Pacotes, configurações da área de trabalho, rede e compartilhamento de recursos pela rede podem ser controlados por meio de utilitários gráficos.
Agora, Barry Kauler anunciou o lançamento do EasyOS 5.4.
Novidades do EasyOS 5.4
A versão 5.4 da série EasyOS Kirkstone sofreu muitas alterações desde a versão 5.0.
Esta versão agora inclui quatro gerenciadores de pacotes chamados PKGget, SFSget, Flapi e Appi. Dos quais, os dois últimos são para instalar e gerenciar arquivos de aplicativos no formato Flatpaks e AppImages.
EasyOS 5.4 permite a execução de cada aplicação sob seu próprio usuário. Por exemplo, se usarmos o editor de vídeo Kdenlive, ele será executado usando o usuário “kdenlive”, que fornece um isolamento muito eficiente de outros aplicativos.
Além disso, o EasyOS 5.4 inclui grandes melhorias no suporte a idiomas internacionais, especialmente para os idiomas francês, espanhol e russo.
O EasyOS 5.4 oferece o navegador da Web Chromium como padrão; no entanto, inclui entradas (links) em seu menu de aplicativos para download, uso e atualização rápida e fácil do Firefox e Vivaldi.
E o sistema também traz muitos outros recursos interessantes, como alteração de senha de root na primeira inicialização, carregador de inicialização Limine atualizado, assistente de placa de som múltipla (MSCW) aprimorado e novos aplicativos como gWaveEdit, Hexchat, EasyJWM, EasySetup e EasyApps.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o EasyOS 5.4
A imagem ISO do EasyOS 5.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux