/e/ – um fork do LineageOS focado na privacidade – Conheça e baixe

Se você está a procura de uma alternativa ao Android, conheça o /e/, um fork do LineageOS focado na privacidade. Conheça o sistema e veja onde baixar.

Não é só de Android que vive o mundo dos dispositivos móveis. Existe também o LineageOS e também existe agora o /e/, um fork do LineageOS focado na privacidade.

/e/ – um fork do LineageOS focado na privacidade – Conheça e baixe

/e/ – um fork do LineageOS focado na privacidade

/e/ é um sistema operacional baseado no LineageOS, inicialmente conhecido como eelo e cujo fundador é Gaël Duval, criador da mítica distribuição Mandrake Linux.

A intenção com /e/ é criar um sistema operacional móvel aberto que vá na direção oposta à do Android, oferecendo um forte foco na privacidade.

Isso já sugere que, por padrão, ele não usará os serviços do Google, mas isso não significa que a criação do Duval renuncie a ter um ecossistema de seus próprios aplicativos por meio de “serviços da Web associados”, que serão de código aberto e serão mantidos por uma instituição sem fins lucrativos para priorizar o “interesse público”.

/e/ já pode ser baixado

Agora, após quase dois anos de desenvolvimento e uma mudança de nome, o beta de /e/ agora pode ser baixado com imagens para smartphones do Google, HTC, Motorola, OnePlus, Samsung e Xiaomi, cobrindo um total de 85 dispositivos.

Mas a intenção de Duval não é apenas oferecer uma alternativa para instalação por conta e risco do usuário, mas também ter conversas com a Samsung, Huawei e outros fabricantes para oferecer dispositivos com /e/ pré-instalados.

Por enquanto, você pode comprar unidades Samsung Galaxy S7, S7+, S9 e S9+ restauradas no site do sistema operacional a preços que variam de 249 a 479 euros.


Com relação às características de /e/, ao longo dos anos, as versões 7, 8 e 9 do AOSP (Android Open Source Project) foram adicionadas à base do LineageOS.

Os serviços do Google foram substituídos pelos da MicroG, responsável por substituir as bibliotecas gigantes de pesquisa por implementações totalmente de código aberto, possibilitando a execução de um certo número de aplicativos Android.

Para ter mais independência, ele usa sua própria loja, que oferece informações completas no nível de privacidade de cada um dos aplicativos, além de usar o Qwant como um mecanismo de pesquisa padrão.

Para armazenamento em nuvem, ele tem seu próprio serviço criado com o NextCloud.

É importante ter em mente que /e/ ainda está na versão beta, embora seus desenvolvedores esperem apresentar a versão 1.0 no próximo Mobile World Congress, que será realizado em Barcelona em fevereiro de 2020.

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile