E foi lançado o /e/OS 1.10 com melhorias em geral e apps. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
/e/OS é um sistema operacional móvel com o objetivo de preservar a privacidade dos dados do usuário. A plataforma foi fundada por Gaël Duval, criador da distribuição Mandrake Linux.
O firmware /e/OS está sendo desenvolvido como um derivado da plataforma Android (usando desenvolvimentos LineageOS), livre de vinculação aos serviços e infraestrutura do Google, o que permite, por um lado, manter a compatibilidade com aplicativos Android e simplificar o suporte de hardware e, por outro lado, bloquear a transmissão de telemetria para os servidores do Google e garantir um alto nível de privacidade.
Para interagir com os serviços do Google, o pacote microG é pré-instalado, o que elimina a necessidade de instalar componentes proprietários e oferece análogos independentes em vez dos serviços do Google.
Por exemplo, para determinar a localização por Wi-Fi e estações base (sem GPS), uma camada baseada no serviço de localização da Mozilla é envolvida.
Em vez do motor de busca Google, oferece o seu próprio serviço de motor de metabusca baseado numa bifurcação do motor Searx, que garante o anonimato dos pedidos enviados.
A interface do usuário foi significativamente redesenhada e inclui seu próprio ambiente para iniciar aplicativos BlissLauncher, um sistema de notificação aprimorado, uma nova tela de bloqueio e outros estilos.
O BlissLauncher usa um conjunto de ícones escalável automaticamente e uma seleção de widgets.
O projeto também desenvolve seu próprio gerenciador de autenticação, que permite utilizar uma única conta ([email protected]) para todos os serviços, que é cadastrada na primeira instalação. A conta pode ser usada para acessar seu ambiente via web ou outros dispositivos.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão da plataforma móvel /e/OS 1.10, na qual foram introduzidas novas funcionalidades e melhorias.
Novidades do Murena /e/OS 1.10
Esta nova versão do /e/OS 1.10 vem com várias correções de bugs e vulnerabilidades portadas da base de código do projeto LineageOS 19.1, que é baseado no Android 12 e junto com o qual foram feitas melhorias no contraste de saída. em algumas telas de smartphones enviadas com Android 12.
Das melhorias feitas nesta nova versão, destaca-se que a interface do sistema de instalação de atualizações foi simplificada, bem como a interface da calculadora foi aprimorada.
No cliente de e-mail, foi adicionada na tela inicial uma opção para importar configurações, que é exibida caso não haja conta configurada. Para acelerar o carregamento, foi implementado o cache de todas as mensagens de uma conta.
O Messenger inclui gestos padrão para excluir (deslizar para a direita) e arquivar (deslizar para a esquerda) mensagens. Nas ferramentas de privacidade, os aplicativos do sistema são separados dos componentes por motivos de compatibilidade.
No gerenciador de aplicativos App Lounge, o modo de instalação de atualização automática foi ajustado, um redirecionamento para o serviço Exodus Privacy foi adicionado para testar problemas de privacidade em aplicativos.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Para o aplicativo Trust, foi implementado o suporte para usar a aparência padrão e o esquema de cores /e/OS.
- Os dados da página inicial de diferentes fontes são chamados de forma assíncrona para economizar tempo.
- A versão mais recente agora está instalada para um apk dividido
- O status exibido nos botões é mais preciso
- Versão atualizada do programa para fazer anotações.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Experimente o /e/OS 1.10
Para os interessados no projeto, devem saber que fornece firmware para muitos modelos populares de smartphones e, sob as marcas Murena One, Murena Fairphone 3+/4 e Murena Galaxy S9, oferece edições de smartphones OnePlus One, Fairphone 3 +/4 e Samsung Galaxy S9 com firmware /e/OS pré-instalado.
No total, com o lançamento desta nova versão, 227 smartphones são suportados atualmente.
Uma lista de dispositivos suportados e instruções de instalação podem ser encontradas na documentação do projeto.