E a E Ink reforçou sua cooperação com a MediaTek para desenvolver chips para leitores de e-books com telas E Ink.
A fabricante de chips MediaTek tornou-se um player importante nos mercados de smartphones, tablets e Chromebooks nos últimos anos.
E agora parece que a empresa também quer expandir sua presença no espaço do eReader, pois a fabricante de telas de papel eletrônico E Ink anunciou que “reforçou sua cooperação com a MediaTek” para desenvolver chips para leitores de e-books com telas E Ink.
E Ink reforçou sua cooperação com a MediaTek
Sim. A E Ink reforçou sua cooperação com a MediaTek. O anúncio é bastante leve em detalhes, mas observa que os chips da MediaTek podem alimentar dispositivos com telas E Ink em preto e branco ou coloridas.
As soluções da MediaTek para eReaders combinam uma das soluções system-on-a-chip da empresa projetadas para tablets com um controlador de temporização de hardware da Yuantai Technology.
Uma das partes mais interessantes do anúncio foram os detalhes sobre a atual solução da MediaTek para eReaders: o processador MT8113.
Este é o chip usado no dispositivo Kindle Scribe da Amazon, que possui uma tela E Ink de 10,3 polegadas e suporte para entrada de caneta, mas a Amazon e a MediaTek não haviam compartilhado anteriormente muitos detalhes sobre o processador.
De acordo com o comunicado de imprensa da E Ink, o MT8113 é um chip de 12 nm com CPU dual-core de 2 GHz, suporte para memória LPDDR4 e suporte integrado para WiFi 5 e Bluetooth.
Em outras palavras, não é tão poderoso para os padrões do tablet, mas deve oferecer desempenho decente para dispositivos com telas E Ink, onde a longa duração da bateria é mais uma prioridade do que tempos de resposta super-rápidos.