Se você estava curioso sobre como funcionam as telas coloridas de alguns leitores de e-book, a E Ink explicou as melhorias em suas telas coloridas Kaleido Plus.
As empresas vêm lançando leitores de e-books com monitores de papel digital E Ink há quase duas décadas. E na maior parte desse tempo eles foram enviados com telas em preto e branco limitadas a exibir até 16 tons de cinza.
No ano passado, os primeiros dispositivos com visores coloridos E Ink Kaleido começaram a ser vendidos, trazendo suporte para até 4096 cores.
E este ano já estamos vendo produtos como o PocketBook InkPad Color e Onyx BOOX Nova3 Color com visores “Kaleido Plus” de segunda geração.
Então, o que torna as novas telas melhores?
E Ink explicou as melhorias em suas telas coloridas Kaleido Plus
Como os monitores Kaleido originais, as novas telas usam uma matriz de filtro de cores que é sobreposta na parte superior de uma tela em tons de cinza, permitindo aos leitores visualizar o conteúdo com até 4.096 cores a 100 pixels por polegada ou conteúdo em preto e branco a 300 pixels por polegada.
Mas a E Ink diz que o Kaleido Plus exibe:
- Oferece cores mais brilhantes graças a um novo padrão de impressão que aproxima o filtro de cor da camada de tinta
- 3X a gama de cores graças à iluminação frontal aprimorada, que dispersa menos a luz para oferecer melhor saturação de cor
- Algoritmos de imagem atualizados para “texto mais nítido”
Portanto, embora não haja mudanças reais na resolução da tela ou na reprodução de cores, parece que as mudanças na forma como a tela é montada e nas luzes frontais usadas com ela devem tornar as novas telas um pouco mais agradáveis de usar.
A empresa também observa que, embora a maioria dos dispositivos com monitores Kaleido de primeira geração tenham telas de 6 polegadas ou menores, os novos monitores Kaleido Plus estão sendo usados em eReaders de 6 polegadas e 7,8 polegadas, embora esses não pareçam ser limites rígidos – E Ink diz que a tecnologia de display Kaleido Plus pode “estender-se a outros tamanhos para diferentes aplicações”.
A Sony, por exemplo, já começou a exibir um dispositivo com tela colorida E Ink de 10.3 polegadas… embora não esteja claro se o que a Sony chama de “Kaleido 2.5” é a mesma coisa que a E Ink chama de Kaleido Plus.