Categorias
Arch bodhi CentOS Debian Deepin Elementary Fedora Gentoo Kali Kylin LFS Linux Linux Mint Mageia Mandriva Manjaro Notícias Open Source OpenMandriva openSUSE pclinuxos Pop!_OS Red Hat Sabayon Scientific slackware Software livre Solus SUSE Tecnologia Trisquel Ubuntu Zorin

DXVK 2.5.2 lançado com correções de vários bugs

E foi lançado o DXVK 2.5.2 com correções de vários bugs, e mais. Confira os detalhes dessa importante atualização.

Leia o restante do texto “DXVK 2.5.2 lançado com correções de vários bugs”

E foi lançado o DXVK 2.5.2 com correções de vários bugs, e mais. Confira os detalhes dessa importante atualização.

DXVK é uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 9/10/11 que permite a execução de aplicativos 3D no Linux usando Wine.

Ele fornece uma camada de tradução baseada em Vulkan para DXGI, D3D10 e D3D11, que pode ser usada no Linux com o Wine.

Na prática, DXVK é um conjunto de arquivos DLL de substituição que traduzem do DirectX 11 para o Vulkan.

Como o DXVK move o código DX11 para o Vulkan, o DXVK aborda diretamente o maior problema dos jogos do Wine atualmente, a incompatibilidade com as formas mais recentes do DirectX.

Dependendo do jogo e da sua configuração de hardware, o desempenho com o DXVK pode estar entre 60% e 80% do desempenho nativo do Windows.

O DXVK é usada por um número crescente de gamers Wine e agora pelo Proton do Steam Play, com a Valve financiando o desenvolvedor por trás deste projeto de código aberto.

Agora, a implementação DXVK 2.5.2 Vulkan de D3D9, D3D10 e D3D11 para Linux/Wine já está disponível para download.

Novidades do DXVK 2.5.2

DXVK 2.5.2 lançado com correções de vários bugs

O DXVK 2.5.2 está aqui para adicionar uma implementação de interfaces de validação de shader D3D9, que é necessária para The Void e vários outros jogos D3D9, adicionar suporte para VK_FORMAT_A8_UNORM para corrigir avisos em vários jogos, bem como problemas de renderização no TopSpin 2K25 e otimizar o comportamento de planos de clipe desabilitados para jogos D3D9.

Esta versão também corrige vários bugs para melhorar o suporte para Alpha Protocol, Borderlands 2, Codename: Panzers, Phase Two e The Sims 2.

Além disso, o DXVK 2.5.2 corrige vários problemas que causaram falhas nos testes do Wine para as implementações D3D8 e D3D9, e implementa algumas alterações do Windows.

A nota de lançamento do DXVK 2.5.2 diz que:

“No Windows, se VK_EXT_fullscreen_exclusive for suportado, o DXVK agora sempre tentará desabilitar a tela cheia exclusiva em uma tentativa de contornar problemas comuns de alt-tab, bem como problemas com vários jogos que misturam D3D9 com interfaces de usuário GDI. Se isso será honrado ou não, depende do driver gráfico.”

Para saber mais sobre essa versão do DXVK, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Se você estiver usando o DXVK em sua distribuição Linux para jogar jogos do Windows, deve atualizar para o DXVK mais recente assim que ele chegar aos repositórios de software da sua distribuição.

Aqueles que desejam compilar o DXVK podem baixar o tarball de origem agora mesmo na página GitHub do projeto, onde você também pode ler as notas de versão completas.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile