E foi lançado o DXVK 2.4 com suporte a Direct3D 8 (D3D8), e muito mais. Confira os detalhes dessa importante atualização.
DXVK é uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 9/10/11 que permite a execução de aplicativos 3D no Linux usando Wine.
Ele fornece uma camada de tradução baseada em Vulkan para DXGI, D3D10 e D3D11, que pode ser usada no Linux com o Wine.
Na prática, DXVK é um conjunto de arquivos DLL de substituição que traduzem do DirectX 11 para o Vulkan.
Como o DXVK move o código DX11 para o Vulkan, o DXVK aborda diretamente o maior problema dos jogos do Wine atualmente, a incompatibilidade com as formas mais recentes do DirectX.
Dependendo do jogo e da sua configuração de hardware, o desempenho com o DXVK pode estar entre 60% e 80% do desempenho nativo do Windows.
O DXVK é usada por um número crescente de gamers Wine e agora pelo Proton do Steam Play, com a Valve financiando o desenvolvedor por trás deste projeto de código aberto.
Agora, a implementação DXVK 2.4 Vulkan de D3D9, D3D10 e D3D11 para Linux/Wine já está disponível para download.
Novidades do DXVK 2.4
Sim. A versão mais recente do DXVK, 2.4, acaba de ser lançada, aprimorando esta popular camada de tradução baseada em Vulkan para aplicativos Direct3D 9, 10, 11 e agora Direct3D 8 rodando em Linux via Wine.
Dito isso, aqui estão as novidades.
Integração do Suporte D3D8 : Em um desenvolvimento empolgante para entusiastas de jogos retrô, o DXVK agora inclui o D8VK, que incorpora suporte para a API Direct3D 8 (D3D8) mais antiga. Essa integração é executada predominantemente por meio da implementação D3D9 existente, expandindo a compatibilidade de jogos mais antigos com sistemas modernos.
Alterações no Native Window System Integration (WSI) : A atualização aprimora o dxvk-native, que agora oferece suporte a vários backends do sistema de janelas, pois os aplicativos podem selecionar dinamicamente esses backends no tempo de execução. Além disso, o DXVK 2.4 garante o versionamento adequado da Application Binary Interface para bibliotecas nativas, aprimorando a compatibilidade e a estabilidade.
Emulação de Taxa de Atualização : Um problema comum em ambientes como o Proton , onde o modo de exibição não pode ser alterado, é a incompatibilidade entre a taxa de atualização necessária do jogo e a taxa de atualização real da tela. Para resolver isso, o DXVK agora inclui um engajamento automático do limitador de taxa de quadros no modo de tela cheia com sincronização vertical habilitada.
Isso garante que, se um jogo exceder a taxa de atualização, ela será limitada para corresponder às capacidades do monitor. Esse recurso é crucial para manter a suavidade do jogo e a estabilidade do sistema.
Correções de bugs e melhorias específicas do jogo : O DXVK 2.4 também aborda muitos problemas específicos em vários jogos. As correções variam de processamento de textura em D3D9 a problemas de oscilação em jogos como Guild Wars 2, Prototype, Star Citizen, Ghostbusters Remastered e outros.
Notavelmente, ajustes foram feitos para lidar melhor com jogos em hardware AMD, onde certos recursos anteriormente causavam travamentos ou problemas de renderização.
Gerenciamento aprimorado de memória e recursos: o uso da memória foi otimizado por meio do gerenciamento aprimorado do conjunto de descritores e do uso potencial de VK_NV_descriptor_pool_overallocation
, quando compatível. Isto é particularmente benéfico para jogos que renderizam cenas sem apresentá-las, ajudando em ambientes com recursos limitados.
Para saber mais sobre essa versão do DXVK, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Se você estiver usando o DXVK em sua distribuição Linux para jogar jogos do Windows, deve atualizar para o DXVK 2.4 assim que ele chegar aos repositórios de software da sua distribuição.
Aqueles que desejam compilar o DXVK podem baixar o tarball de origem agora mesmo na página GitHub do projeto, onde você também pode ler as notas de versão completas.