E foi lançado o DXVK 2.4.1 com melhoria no suporte a mais jogos. Confira os detalhes dessa importante atualização.
DXVK é uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 9/10/11 que permite a execução de aplicativos 3D no Linux usando Wine.
Ele fornece uma camada de tradução baseada em Vulkan para DXGI, D3D10 e D3D11, que pode ser usada no Linux com o Wine.
Na prática, DXVK é um conjunto de arquivos DLL de substituição que traduzem do DirectX 11 para o Vulkan.
Como o DXVK move o código DX11 para o Vulkan, o DXVK aborda diretamente o maior problema dos jogos do Wine atualmente, a incompatibilidade com as formas mais recentes do DirectX.
Dependendo do jogo e da sua configuração de hardware, o desempenho com o DXVK pode estar entre 60% e 80% do desempenho nativo do Windows.
O DXVK é usada por um número crescente de gamers Wine e agora pelo Proton do Steam Play, com a Valve financiando o desenvolvedor por trás deste projeto de código aberto.
Agora, a implementação DXVK 2.4.1 Vulkan de D3D9, D3D10 e D3D11 para Linux/Wine já está disponível para download trazendo diversas melhorias e correções de bugs para diversos jogos.
Novidades do DXVK 2.4.1
Sim. A implementação baseada em Vulkan do DXVK 2.4.1 de D3D9, D3D10 e D3D11 para Linux/Wine agora está disponível para download como uma atualização significativa que melhora o suporte para vários jogos.
O DXVK 2.4.1 está aqui dois meses e meio depois do DXVK 2.4 para melhorar o suporte a vários jogos D3D8/D3D9, incluindo GTA: San Andreas, Operation Racoon City, Prince of Persia (2008), Rayman 3, Serious Sam 2, Splinter Cell: Pandora Tomorrow, The First Templar e The Sims 2.
Este lançamento também melhora o suporte a vários jogos D3D11/DXGI, incluindo God of War, The Legend of Heroes: Trails through Daybreak, Batman Arkham Knight, Hunt Showdown, Kena: Bridge of Spirits, Senran Kagura Peach Ball, The Sims 4 e MS Flight Simulator.
Além disso, o DXVK 2.4.1 melhora o suporte a placas de vídeo NVIDIA e ambientes Wayland, soluciona problemas de oscilação em jogos que usam shaders de vértice diferentes para renderizar a mesma geometria em várias passagens de renderização e melhora a robustez geral da implementação do D3D8.
Ele também melhora significativamente o desempenho em alguns jogos que usam o Software Vertex Processing, corrige problemas de apresentação em tela cheia em alguns jogos do Game Maker e adiciona a capacidade de determinar dinamicamente o tamanho dos blocos de memória com base na quantidade de memória que o aplicativo já alocou.
Por último, mas não menos importante, o DXVK 2.4.1 corrige um problema geral para jogos que usam uma GPU integrada com base na quantidade de memória de vídeo disponível, corrige um problema em que vários jogos se comportavam mal quando a quantidade de VRAM disponível era relatada como uma potência de dois e evita gerar shaders SPIR-V inválidos.
Ele também possibilita que os jogos saiam do modo de tela cheia quando a janela do jogo perde o foco e remove a extensão VK_IMAGE_USAGE_SAMPLED_BIT de texturas que não precisam dela.
Para saber mais sobre essa versão do DXVK, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Se você estiver usando o DXVK em sua distribuição Linux para jogar jogos do Windows, deve atualizar para o DXVK 2.4.1 assim que ele chegar aos repositórios de software da sua distribuição.
Aqueles que desejam compilar o DXVK podem baixar o tarball de origem agora mesmo na página GitHub do projeto, onde você também pode ler as notas de versão completas.