DXVK 2.3 lançado com melhorias de desempenho e correções

E foi lançado o DXVK 2.3 com melhorias de desempenho e correções. Confira os detalhes dessa importante atualização.

DXVK é uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 9/10/11 que permite a execução de aplicativos 3D no Linux usando Wine.

Ele fornece uma camada de tradução baseada em Vulkan para DXGI, D3D10 e D3D11, que pode ser usada no Linux com o Wine.

Na prática, DXVK é um conjunto de arquivos DLL de substituição que traduzem do DirectX 11 para o Vulkan.

Como o DXVK move o código DX11 para o Vulkan, o DXVK aborda diretamente o maior problema dos jogos do Wine atualmente, a incompatibilidade com as formas mais recentes do DirectX.

Dependendo do jogo e da sua configuração de hardware, o desempenho com o DXVK pode estar entre 60% e 80% do desempenho nativo do Windows.

O DXVK é usada por um número crescente de gamers Wine e agora pelo Proton do Steam Play, com a Valve financiando o desenvolvedor por trás deste projeto de código aberto.

Agora, a implementação DXVK 2.3 Vulkan de D3D9, D3D10 e D3D11 para Linux/Wine já está disponível para download trazendo diversas melhorias e correções de bugs para diversos jogos.

Novidades do DXVK 2.3

DXVK 2.3 lançado com melhorias de desempenho e correções

O DXVK 2.3 está aqui quase quatro meses após o DXVK 2.2 para melhorar a funcionalidade de apresentação, sinalizando eventos de latência de quadro quando uma imagem está realmente sendo apresentada, mas apenas se a extensão Vulkan VK_KHR_present_wait for suportada e a sincronização vertical estiver habilitada. No Linux, isso requer Gamescope.

De acordo com as notas de lançamento, esta funcionalidade também é usada para relatar com mais precisão o número de quadros que estão realmente sendo apresentados por meio de estatísticas de quadros DXGI.

Além disso, em sistemas onde a extensão Vulkan VK_EXT_swapchain_maintenance1 é suportada, não há mais necessidade de recriar a cadeia de troca Vulkan para ativar e desativar a sincronização vertical.

O DXVK 2.3 também descontinua o uso da opção de configuração dxgi.nvapiHack, que foi substituída por uma nova opção chamada dxgi.hideNvidiaGpu, junto com opções semelhantes para GPUs AMD e Intel.

Isso abre caminho para a implementação de soluções alternativas de aplicativos mais direcionadas para problemas com bibliotecas XESS no futuro.

Tal como acontece com todos os novos lançamentos DXVK, vários jogos receberam melhorias.

Esta versão corrige bugs ou melhora o desempenho de Tomb Raider Anniversary, Spider-Man: Shattered Dimensions, Lara Croft and the Temple of Osiris, Far Cry 2, A Total War Saga: TROY, Halo Online, RaceRoom Racing Experience, Test Drive Unlimited 2, The Sims 2, Train Simulator Classic, F.E.A.R., Assassin’s Creed Brotherhood, Elden Ring e Titanfall.

Para saber mais sobre essa versão do DXVK, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Se você estiver usando o DXVK em sua distribuição Linux para jogar jogos do Windows, deve atualizar para o DXVK 2.3 assim que ele chegar aos repositórios de software da sua distribuição.

Aqueles que desejam compilar o DXVK podem baixar o tarball de origem agora mesmo na página GitHub do projeto, onde você também pode ler as notas de versão completas.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Sair da versão mobile