E foi lançado o DXVK 1.9.2 com melhorias para o Pathfinder: Wrath of the Righteous, Need For Speed Heat e outros jogos. Confira os detalhes dessa atualização.
DXVK é uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 9/10/11 que permite a execução de aplicativos 3D no Linux usando Wine.
Ele fornece uma camada de tradução baseada em Vulkan para DXGI, D3D10 e D3D11, que pode ser usada no Linux com o Wine.
Na prática, DXVK é um conjunto de arquivos DLL de substituição que traduzem do DirectX 11 para o Vulkan.
Como o DXVK move o código DX11 para o Vulkan, o DXVK aborda diretamente o maior problema dos jogos do Wine atualmente, a incompatibilidade com as formas mais recentes do DirectX.
Dependendo do jogo e da sua configuração de hardware, o desempenho com o DXVK pode estar entre 60% e 80% do desempenho nativo do Windows.
O DXVK é usada por um número crescente de gamers Wine e agora pelo Proton do Steam Play, com a Valve financiando o desenvolvedor por trás deste projeto de código aberto.
Agora, o DXVK 1.9.2 foi lançado hoje como a segunda atualização de correção de bug para a série 1.9 desta implementação de código aberto baseada em Vulkan do Direct3D 9, 10 e 11 para executar aplicativos 3D no Linux usando Wine.
DXVK 1.9.2 lançado com melhorias para o Pathfinder: Wrath of the Righteous, Need For Speed Heat e outros jogos
O DXVK 1.9.2 está aqui quase dois meses após o lançamento do DXVK 1.9.1 e introduz mais correções de bugs para reduzir a sobrecarga geral da CPU no Direct3D 9 e resolver vários problemas, bem como para melhorar o suporte para vários jogos do Windows que alguns de vocês podem querer para jogar em suas distribuições Linux favoritas.
Entre eles, há uma correção para renderização de reflexão no Call of Cthulhu, uma solução alternativa para o desempenho ruim no Crysis 3 e Homefront: The Revolution, curva de gama aprimorada no GODS, uma correção para a renderização incorreta do Fantasy Grounds e uma correção para a tela em branco no Arquivos Paranormais.
Além disso, DXVK 1.9.2 corrige linhas pretas no mapa do mundo e texto de configurações em Medieval II: Total War, embora o jogo ainda trava ao carregar batalhas devido à falta de espaço de endereço.
DXVK 1.9.2 também melhorou o Need For Speed Heat, corrigindo a renderização incorreta das texturas do solo.
Para Sine Mora EX, esta atualização adiciona um bloqueio de 60 FPS, para Shin Megami Tensei III: Nocturne, ela corrige um travamento que ocorreu ao entrar na sala de salvamento, para Payday trata de reflexos tremulantes e para Pathfinder: Wrath of the Righteous corrige um GPU travar na tela de carregamento.
Sobre Pathfinder: Wrath of the Righteous, o desenvolvedor Philip Rebohle disse que:
“Observe que o jogo em si tem mais problemas para carregar certas partes do jogo, que não parecem estar relacionadas ao vinho ou DXVK de nenhuma forma.”
Dito isso, se você joga qualquer um desses jogos em sua máquina Linux ou usa DXVK para jogar outros jogos ou aplicativos do Windows com suporte, você deve atualizar para DXVK 1.9.2 assim que possível.
Para saber mais sobre essa versão do DXVK, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Se você estiver usando o DXVK em sua distribuição GLinux para jogar jogos do Windows, deve atualizar para o DXVK 1.9.2 assim que ele chegar aos repositórios de software.
Aqueles que desejam compilar o DXVK podem baixar o tarball de origem agora mesmo na página GitHub do projeto, onde você também pode ler as notas de versão completas.