E foi lançado o DXVK 1.8 lançado com melhorias para Nioh 2, Hitman 3 e F1 2020. Confira os detalhes dessa importante atualização.
DXVK é uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 9/10/11 que permite a execução de aplicativos 3D no Linux usando Wine.
Ele fornece uma camada de tradução baseada em Vulkan para DXGI, D3D10 e D3D11, que pode ser usada no Linux com o Wine.
Na prática, DXVK é um conjunto de arquivos DLL de substituição que traduzem do DirectX 11 para o Vulkan.
Como o DXVK move o código DX11 para o Vulkan, o DXVK aborda diretamente o maior problema dos jogos do Wine atualmente, a incompatibilidade com as formas mais recentes do DirectX.
Dependendo do jogo e da sua configuração de hardware, o desempenho com o DXVK pode estar entre 60% e 80% do desempenho nativo do Windows.
O DXVK é usada por um número crescente de gamers Wine e agora pelo Proton do Steam Play, com a Valve financiando o desenvolvedor por trás deste projeto de código aberto.
Agora, o DXVK foi atualizado hoje para a versão 1.8, um lançamento que traz melhorias para alguns videojogos recentes e antigos, e muitas outras mudanças.
DXVK 1.8 lançado com melhorias para Nioh 2, Hitman 3 e F1 2020
Primeiro, vamos dar uma olhada nas melhorias de jogo implementadas no DXVK 1.8, que adiciona soluções alternativas para problemas de tela preta no jogo Nioh 2, que foi recentemente habilitado no Proton 5.13-6, problemas de AMD AGS (AMD GPU Services) em GPUs AMD para o jogo Hitman 3, sombreadores de computação quebrados causando artefatos com drivers AMD nos jogos F1 2018-2020 e problemas de reprodução de vídeo no jogo Atelier Ryza 2.
Entre outras mudanças dignas de nota, DXVK 1.8 adiciona melhor suporte para sistemas sem uma placa de vídeo dedicada onde os jogos podem potencialmente usar como padrão um rasterizador de CPU, melhora a correção de manipulação de NaN em shaders com VK_KHR_shader_float_controls e adiciona suporte para versões mais recentes de Meson.
Alguns jogos mais antigos do Windows também receberam melhorias nesta versão, incluindo Tomb Raider Legend e Everquest, que agora devem ter um desempenho muito melhor, bem como Battle Engine Aquila e Dark Messiah of Might and Magic para corrigir texturas quebradas no antigo e fora do problemas de memória na inicialização do último.
Além dessas melhorias no jogo que tornarão sua jogabilidade mais agradável, a versão DXVK 1.8 também adiciona suporte a vários monitores, que requer uma versão recente do Wine com suporte a XRandR 1.4, otimiza as transições de layout de imagem para melhorar o desempenho em GPUs Intel para alguns jogos e melhora o desempenho de uploads de textura e consultas de oclusão.
Uma série de bugs também foram endereçados nesta versão, que você pode baixar agora mesmo ou instalar/atualizar a partir dos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita.
Para saber mais sobre essa versão do DXVK, acesse a nota de lançamento.