Sempre focando na privacidade do usuário em oposição ao Google, o DuckDuckGo para Android recebeu proteção contra rastreamento de apps.
DuckDuckGo é um dos motores de busca mais populares que existe. Ele serve como uma alternativa orientada à privacidade para a oferta do Google.
A empresa agora está lançando um novo recurso chamado “App Tracking Protection” em beta para Android.
DuckDuckGo para Android recebeu proteção contra rastreamento de apps
Esse recurso integrado novo e gratuito para Android bloqueia rastreadores de terceiros que ele identifica nos aplicativos. No entanto, ele não bloqueará rastreadores provenientes do próprio aplicativo devido a questões relacionadas à funcionalidade.
Como o App Tracking Protection ainda está em beta, os usuários interessados terão que entrar em uma lista de espera do aplicativo.
Atualize o aplicativo DuckDuckGo no Android para a versão mais recente, abra o aplicativo, navegue até Configurações – Proteção contra rastreamento de aplicativos (na seção Privacidade) e toque em “Entrar na lista de espera privada”.
A empresa disse que aceita novos usuários todas as semanas, então há uma boa chance de você conseguir no futuro. DuckDuckGo acrescentou que está deixando alguns aplicativos da App Tracking Protection “porque eles dependem do rastreamento para funcionar corretamente”.
DuckDuckGo também enviará resumos automáticos para notificar os usuários sobre rastreadores bloqueados
Quando a proteção de rastreamento de aplicativos está ativada, o aplicativo DuckDuckGo no Android saberá automaticamente quando os aplicativos em seu dispositivo estão enviando dados para empresas de rastreamento terceirizadas.
Ele tentará corresponder às empresas de rastreamento do banco de dados do rastreador de aplicativos e bloquear essas solicitações.
O DuckDuckGo esclarece que a App Tracking Protection não substitui uma rede virtual privada ou VPN. No entanto, seu smartphone/tablet irá reconhecê-lo dessa forma, pois o recurso utiliza uma conexão VPN local.
A empresa garante aos usuários que os dados do aplicativo nunca são roteados por servidores externos.
Naturalmente, os usuários também podem visualizar todos os rastreadores bloqueados ou que tentaram enviar seus dados. Além disso, os usuários podem obter resumos automáticos quando as notificações estão ativadas.
A privacidade é fundamental em um mundo predominantemente virtual, e ferramentas como essas ajudam muito a aliviar algumas dessas preocupações.
DuckDuckGo lançou uma extensão do Google Chrome no início deste ano para bloquear o novo método de rastreamento do Google conhecido como Federated Learning of Cohorts (FLoC).
Este sistema de rastreamento basicamente agrupa os usuários com base em interesses e dados demográficos usando seu histórico de navegação.
Os usuários podem encontrar o recurso de bloqueio FLoC na extensão DuckDuckGo v2021.4.8 e mais recente.
Claro, a maneira mais fácil é optar por sair do sistema FLoC é parar de usar o Google Chrome por completo, mas essa pode não ser uma opção viável para aqueles que investiram em seu ecossistema.