Para atender quem prefere o sigilo, o DuckDuckGo está construindo um navegador de desktop com foco na privacidade e simplicidade.
DuckDuckGo é provavelmente mais conhecido por seu mecanismo de pesquisa com foco na privacidade, que não rastreia suas pesquisas e outros dados da maneira que o Google e o Bing fazem. Mas a empresa também oferece navegadores da web para celular há anos.
Agora, a empresa anunciou planos para oferecer navegadores da web para desktop com ênfase na privacidade, simplicidade e velocidade.
DuckDuckGo está construindo um navegador de desktop com foco na privacidade e simplicidade
DuckDuckGo diz que ao invés de criar um fork do Chromium do Google como muitos outros navegadores da web, os novos navegadores de desktop usarão o mecanismo de renderização padrão fornecido pelo sistema operacional host, da mesma forma que seus navegadores móveis fazem.
Isso significa que a versão do macOS do aplicativo de desktop DuckDuckGo provavelmente será baseada no Safari, enquanto a versão do Windows será baseada no Edge.
Ambos terão recursos de privacidade integrados. DuckDuckGo diz que é “proteção de privacidade que funciona por padrão em pesquisa, navegação, e-mail e muito mais”.
Como os aplicativos móveis da empresa, o navegador de desktop que está por vir também bloqueará rastreadores de terceiros em sites, reforçará conexões criptografadas para maior segurança e incluirá um “botão de disparo” que permite fechar todas as guias do navegador e limpar seus dados com um único clique.
Embora o objetivo seja oferecer melhor privacidade do que você obteria de outros navegadores da web, DuckDuckGo observa que seu aplicativo também é “significativamente mais rápido” do que o Google Chrome, provavelmente devido à sobrecarga reduzida que geralmente vem de solicitações de processamento de rastreadores de terceiros, entre outras coisas.
De acordo com o The Verge, uma versão macOS do aplicativo de desktop DuckDuckGo está atualmente em teste beta fechado, mas uma versão do Windows também está a caminho. Não há informações sobre se ou quando veremos um aplicativo de desktop DuckDuckGo para Linux.