Para a alegria dos usuários do PlayStation 5, o DualSense Edge será oficialmente suportado no Linux. Confira!
A Sony surpreendeu os moradores e estranhos quando anunciou que estava trabalhando em um driver oficial para o DualSense, o controle do PlayStation 5, a fim de fazê-lo funcionar no Linux.
De fato, na época, alguns tomaram a notícia inicial que publicamos como uma piada/inocente devido à data de publicação: dezembro de 2020.
Felizmente, parece que a Sony levou a sério o suporte dos controladores PlayStation no Linux, já que a empresa japonesa está atualmente trabalhando na modificação do driver hid-playstation para que ele possa suportar o DualSense Edge, o próximo controlador top de linha voltado para competir com o Xbox Elite Controller da Microsoft.
DualSense Edge será oficialmente suportado no Linux
O DualSense Edge tem aparência semelhante ao modelo original, mas, assim como o Xbox Elite Controller, ele suporta um grande número de modificações, incluindo ativar, desativar e remapear os botões, além de modificar a sensibilidade dos analógicos, que permitem ajustá-lo às necessidades do jogador.
Ele também suporta a troca da tampa dos manípulos analógicos para personalizar a sensação e a aderência.
Quem conhece o mundo dos videogames sabe que esses tipos de controladores não são exatamente baratos, e o DualSense Edge pretende custar 200 dólares, o que, juntamente com impostos e a atual fraqueza do euro, pode acabar colocando-o acima de 240 euros.
A data de lançamento está marcada para janeiro de 2023, pelo menos para os Estados Unidos.
Apesar dos avanços que o Linux experimentou no campo dos videogames, muitas marcas como a Corsair ainda não dão suporte oficial (principalmente quando se trata de seus dispositivos de captura Elgato), portanto, esse detalhe da Sony deve ser apreciado, mais vendo que os controladores do PC PlayStation são muito menos usados do que os do Xbox.
Com relação ao suporte ao DualSense Edge, ele deve chegar no kernel 6.2, então você não deve esperar muito para poder usá-lo out of the box e poder espremer muitas de suas possibilidades (obviamente, a Sony certamente reservará coisas para PlayStation 5).
A terceira e quarta geração do DualShock são suportadas no Linux com hid-sony, um driver semi-oficial em cujo desenvolvimento a Sony está envolvida.
Isso significa que a empresa japonesa, de forma bastante discreta, contribuiu para que os usuários do Linux possam usar seus controladores sem complicações, embora haja o problema de quase todos os jogos mostrarem os botões do Xbox devido à preponderância dos drivers da Microsoft no PC.
No entanto, a Sony não se sai muito bem quando se trata de suportar seus controladores a partir do Linux, pois desenvolve um driver oficial e isso é algo a agradecer, mas o firmware do controlador deve ser atualizado com um aplicativo que seja apenas para Windows, portanto para isso, você deve usar o Wine se não quiser usar o sistema operacional da Microsoft.
Que tal uma autorização para redistribuir firmware via fwupd, Sony? Fica a dica!