Boa noticia para os usuários do Dropbox que utilizam Linux, o Dropbox voltou a suportar ZFS, XFS, BTFS e eCryptFS no Linux.
O Dropbox parou de suportar a sincronização de pastas para unidades com sistemas de arquivos que considerava “incomum”, o que no Linux significava qualquer coisa além de Ext4. Claro, essa mudança incomodou bastante alguns usuários.
A razão citada para isso foi que “um sistema de arquivos suportado é necessário, pois o Dropbox depende de atributos estendidos (X-attrs) para identificar arquivos na pasta Dropbox e mantê-los em sincronia”, o que não faz sentido, já que há muitos sistemas de arquivos que suportam xattr (atributos estendidos) no Linux.
Depois que essa mudança foi anunciada, várias soluções alternativas começaram a aparecer on-line.
Houve até mesmo um novo cliente Dropbox não oficial, de código aberto desenvolvido por este motivo (que também é muito mais leve do que o cliente oficial).
Mas isso não durou muito tempo, como na semana passada, o Dropbox 77.3.127 beta mostrou que o Dropbox adicionou novamente o suporte para ZFS (apenas em sistemas de 64 bits), XFS (em sistemas de 64 bits apenas), Btfs e eCryptFS.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
Dropbox voltou a suportar ZFS, XFS, BTFS e eCryptFS no Linux
É isso mesmo. O Dropbox reverteu parcialmente a mudança de apenas suportar sistemas de arquivos Ext4 no Linux.
Essa atualização de cliente do Dropbox traz de volta o suporte para ZFS e XFS em sistemas Linux de 64 bits, e eCryptFS e Btrfs em todos os sistemas Linux.
Isso não é mencionado diretamente no site do Dropbox, mas basta fazer uma nova instalação do Dropbox da versão 77.4.131 (ou superior), para ter novamente o suporte a ZFS e XFS em sistemas Linux de 64 bits, e eCryptFS e Btrfs em todos os sistemas Linux.
Obviamente que a seção de requisitos do sistema do Dropbox ainda precisa ser atualizada para mencionar que o cliente Linux agora suporta ZFS e XFS em sistemas Linux de 64 bits, e eCryptFS e Btrfs em todos os sistemas Linux.
O que está sendo falado no blog
- Feral trouxe o Company of Heroes 2 Commander Update para o Linux
- KDE Connect já está sendo portado para o Windows 10
- Dropbox voltou a suportar ZFS, XFS, BTFS e eCryptFS no Linux
- Kernel 5.3 suportará o trackpad e os teclados do MacBook mais recente
- Como instalar o editor de legendas Jubler no Linux via AppImage