Segundo a Collabora, o driver NVK para GPUs NVIDIA está em conformidade com Vulkan 1.4 e fará parte do Mesa 25.0, previsto para o início de 2025.
O NVK da Collabora foi o primeiro driver gráfico Vulkan de código aberto para hardware NVIDIA que recebeu o selo de conformidade Khronos em qualquer API.
Agora, a Khronos anunciou na semana passada o lançamento da especificação Vulkan 1.4 e a Collabora foi rápida em oferecer conformidade Vulkan 1.4 de dia zero para NVK.
Driver NVK para GPUs NVIDIA está em conformidade com Vulkan
Sim. A Collabora anunciou na semana passada que seu driver gráfico NVK Vulkan de código aberto na pilha gráfica Mesa de código aberto para hardware NVIDIA agora está oficialmente em conformidade com a mais recente API gráfica Vulkan 1.4.
A Collabora diz que o suporte ao Vulkan 1.4 já foi mesclado no NVK e fará parte do próximo lançamento da pilha gráfica Mesa 25.0, previsto para o início de 2025.
O Vulkan 1.4 oferece novos requisitos de implementação para garantir o streaming de grandes quantidades de dados para um dispositivo enquanto renderiza simultaneamente com desempenho total.
Além disso, a especificação Vulkan 1.4 garante suporte para renderização de 8K com até oito alvos de renderização separados, suporte integrado para extensões de manutenção até e incluindo VK_KHR_maintenance6, bem como suporte explícito para extensões e recursos essenciais para aplicativos emergentes de alto desempenho.
Faith Ekstrand, engenheira da Collaboara, disse que:
“Isso continua a longa história da Mesa sendo uma rápida adotante do Vulkan. Quando o Vulkan 1.0 foi lançado pela primeira vez em 2016, um dos drivers na parcela inicial de implementações do Vulkan 1.0 do dia zero foi o novo driver ANV Mesa da Intel. Cada lançamento do Vulkan desde então incluiu vários drivers Mesa entre as implementações do dia zero.”
Além de receber a conformidade com o Vulkan 1.4, o driver NVK recebeu muitos outros benefícios ao longo de 2024, incluindo, mas não se limitando a emulação D3D11 com DXVK, suporte a OpenGL 4.6 por meio do Zink, bem como suporte VKD3D-Proton para emulação D3D12.
O NVK ainda está sem alguns recursos importantes, como ray-tracing e suporte para o hardware e os recursos mais recentes da NVIDIA, mas a Collabora promete torná-los uma prioridade para 2025, juntamente com a melhoria do desempenho geral de seu driver Vulkan de código aberto no Mesa para usuários de GPU NVIDIA.