Driver NVIDIA 560 beta lançado com módulos de kernel abertos

A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 560 beta com módulos de kernel de GPU abertos por padrão. Confira os detalhes e veja como instalar no Linux.

NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.

Agora, a NVIDIA lançou a versão beta da próxima série de drivers gráficos NVIDIA 560 para sistemas Linux, FreeBSD e Solaris, a primeira versão com módulos de kernel de GPU de código aberto por padrão.

Novidades do Driver NVIDIA 560 beta

Driver NVIDIA 560 beta lançado com módulos de kernel abertos
Driver NVIDIA 560 beta lançado com módulos de kernel abertos

O NVIDIA 560 beta promete um instalador nvidia atualizado que apresenta os módulos de kernel de GPU de código aberto NVIDIA por padrão em sistemas com GPUs NVIDIA que suportam módulos de kernel proprietários e abertos, como NVIDIA Turing, Ampere, Ada Lovelace, Blackwell, Grace Hopper, e Hopper.

Ele também promete suporte para as extensões EGL_KHR_platform_x11 e EGL_EXT_platform_xcb no Xwayland, um back-end PipeWire para NvFBC para permitir que ele funcione em compositores Wayland que suportam screencasting via XDG Desktop Portal e suporte para vários clientes simultâneos para captura direta NvFBC.

Além disso, NVIDIA 560 traz suporte de sincronização explícita DRM-KMS por meio da propriedade de configuração do modo IN_FENCE_FD, suporte VRR (Variable Refresh Rate) para Wayland em GPUs pré-Volta, suporte VRR em laptops com módulos de kernel de GPU abertos e suporte para relatar informações do Vulkan ao painel de controle de configurações da nvidia.

Entre outras mudanças, NVIDIA 560 atualizará a função glXWaitVideoSyncSGI() para ser mais eficiente para reduzir ainda mais a interrupção de quadros em algumas configurações do KDE Plasma com descarregamento GSP, requer arquivos de cabeçalho Vulkan ao compilar as configurações da nvidia a partir da fonte e corrige vários bugs e problemas.

Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto não a instale em uma máquina de produção!

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu

Mas se você tiver o driver gráfico NVIDIA instalado a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, é altamente recomendável aguardar até que a nova versão chegue antes de atualizar suas instalações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.